Resultados
Comunidade

Carros com Mudanças Automáticas: a escolha acertada?

vista exterior carro Honda

Quando pensa em escolher um novo carro, há questões como o conforto ou a segurança que são levadas em consideração. Mas existem ainda outros fatores que devem ser considerados e um deles é a preferência por carros com mudanças manuais ou carros com mudanças automáticas. 

De facto, entre a variedade de modelos de automóveis e tecnologias disponíveis, escolher e comprar um carro novo pode não ser tarefa fácil. Por isso, na Honda queremos ajudar a tomar a melhor decisão, desmistificando os automóveis com transmissão automática. Descubra tudo neste artigo. 

interior Honda com mudanças automáticas

Condução confortável? Escolha um carro com mudanças automáticas 

Os carros com mudanças automáticas são a escolha certa para todos os percursos, mas onde mais se faz sentir é para os condutores que passam muito tempo no trânsito, já que lhe oferece uma condução bastante confortável e descontraída no pára-arranque, sem necessidade de realizar pontos de embraiagem consecutivos, dada a ausência do pedal da embraiagem.  

De longe os favoritos em países como os Estados Unidos da América, estes automóveis têm chegado ao mercado Europeu em força, existindo já esta opção em praticamente todos os modelos das marcas. Na Honda, fruto da eletrificação em full-hybrid e elétricos, a marca oferece toda a gama exclusivamente em caixa automática.  Mas sabe como é que os carros com mudanças automáticas funcionam? Nós explicamos-lhe. 

Como funcionam os carros com mudanças automáticas 

Num carro com caixa manual de velocidades, tem sempre de pressionar o pedal da embraiagem com o pé esquerdo para selecionar a mudança desejada. No entanto, nos carros com mudanças automáticas isso não é necessário. Em vez da embraiagem, o seu automóvel faz uma gestão automática da mudança de velocidade ideal para o tipo de condução que está a fazer. Só precisa de carregar no acelerador.  

Caixa de Velocidades Automática 

Os carros com mudanças automáticas podem também ter uma manete de velocidades, no entanto no caso destes automóveis, a manete serve apenas para colocar o carro em marcha, para o travar ou fazer marcha-atrás. No caso do CR-V e:HEV e o novo Civic e:HEV é utilizado um sistema de botões.  

Por norma, encontra as seguintes letras descritas: 

  • P – Parking: esta opção só é escolhida quando pretende parar mesmo o seu carro e por norma só consegue colocar um automóvel com caixa automática a funcionar caso esta opção esteja ativada. 
  • N – Neutral: é o chamado ‘ponto morto’ do carro.  
  • R – Reverse: permite-lhe selecionar a opção de marcha-atrás. 
  • D – Drive: é o comando que indica que pretende colocar o carro em andamento

interior Honda com mudanças automáticas

As vantagens dos carros com mudanças automáticas 

Para além de oferecerem uma condução mais simples, os carros com mudanças automáticas permitem-lhe uma série de benefícios quando comparados aos carros com transmissão manual. Senão vejamos: 

Maior poupança de combustível 

Os carros com mudanças automáticas permitem-lhe obter consumos de combustível mais baixos na sua condução, maximizando sempre a melhor rotação para a aceleração e velocidade pretendidas.  

Honda Jazz hybrid carros citadinos à beira-mar

Conforto inigualável 

A partir do momento em que não tem de estar constantemente a retirar as mãos do volante para colocar a mudança necessária no automóvel, o nível de segurança na sua viagem é automaticamente maior. Além disso, em momentos de muito trânsito, não terá de se preocupar com o pára-arranca, já que é o pé direito quem faz todo o trabalho. 

Outras vantagens 

As vantagens de conduzir carros com mudanças automáticas não se ficam por aqui. Podemos ainda contar com: 

  1. Menor desgaste da embraiagem
  2. Não necessita de fazer ponto de embraiagem nas descidas e subidas
  3. Menor fadiga na condução 
  4. Transição de mudanças mais suave
  5. Seleção automática de velocidades apropriadas
  6. Maior durabilidade das componentes de transmissão 
  7. Ideal para condução citadina 

Explore um pouco mais sobre estas e outras vantagens dos carros com caixa automática. 

Num futuro que tem como principal objetivo diminuir os carros a combustão a circular, os carros ecológicos full-hybrid, plug-in hybrid e EV já oferecem uma caixa de transmissão automática, tal como acontece com a gama de  automóveis híbridos e elétricos da Honda, 

Saiba mais sobre os carros Honda com mudanças automáticas e como estes lhe podem garantir a melhor experiência de condução, sempre. 

 

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt