Resultados
História

O nascimento de uma marca que passou despercebido

Três anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, a 24 de setembro de 1948, na cidade japonesa Hamamatsu, província de Shizuoka, Soichiro Honda fundava a Honda Motor Company, conhecida durante os dois anos antecedentes como Honda Technical Research Institute.

Num altura de pós-guerra, com um Japão a braços com a reconstrução, aquela que viria a ser a maior construtora de motociclos do mundo e um dos principais fabricantes automóveis nascia sem qualquer pompa e circunstância, sem festejos ou discursos, nem mesmo a placa à entrada da fábrica foi alterada. De facto, para os 34 empregados, de entre os quais estava o engenheiro Kiyoshi Kawashima, foi um dia como outro qualquer. A prioridade era trabalhar e conseguir comida e conforto para as famílias.

Kiyoshi Kawashima, que mais tarde se tornou conselheiro principal na empresa, recorda o dia: “Não me lembro de nada, foi um dia como outro qualquer.”; “O meu trabalho não se alterou.”Um ano mais tarde, após o lançamento da motocicleta Dream D-Type, Honda junta-se a Takeo Fujisawa. Meses depois, contra o cenário economicamente desfavorável que se vivia no Japão, a empresa começa a crescer.

Dez anos após a sua fundação, o objetivo de se tornarem no maior fabricante de motocicletas do mundo começava a tornar-se realidade.

Em 1958, os esforços empregues foram recompensados com o lançamento da Super Cub C100. A icónica motocicleta de 1 cilindro, com produção ininterrupta até aos dias de hoje, é o veículo motorizado mais produzido de que há registo, com 84 milhões de unidades fabricadas até 2014.

71 anos depois, a Honda Motor Co., Ltd. conta com 435 afiliadas pelo mundo inteiro, emprega diretamente 219.722 funcionários e vendeu quase 32 milhões de unidades automóveis, motociclos e produtos de força globalmente.

Honda News Spot
Honda News Spot O Honda News Spot nasce, em 2013, da paixão da sua fundadora pela marca de Soichiro Honda e admiração pela filosofia e valores desta. Com uma presença exclusivamente online, através do portal e de várias redes sociais, e com o intuito de agregar e disponibilizar informação em português relacionada com a marca japonesa, o HNS abrange atualmente vários temas, desde automóvel, motos, tecnologia, curiosidades, história, assim como ensaios às viaturas. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt