Resultados
Marca

Honda NSX: 30 anos de uma lenda

Honda NSX

Surgiu pela primeira vez em 1989, no Salão Automóvel de Chicago, aquele que até hoje é uma referência nos automóveis desportivos: o Honda NSX, acrónimo de New Sportscar eXperimental. Em 2019, celebrou os seus 30 anos.

Ayrton Senna e o Honda NSX

Soichiro Honda era um génio da criação, que procurava em todos os seus produtos o fator inovação. Quando o Honda NSX começou a ser pensado, a questão que as marcas procuravam ver respondida era como poderiam baixar o peso dos seus veículos. Assim, Soichiro Honda e o seu leque de engenheiros pensaram em algo que nunca antes tinha sido conseguido: e se criassem um automóvel com a carroçaria toda em alumínio? Mais: e se o próprio motor fosse em alumínio?

Honda NSX

O Honda NSX veio incorporar todas essas inovações, tornando-se no primeiro automóvel com a carroçaria totalmente em alumínio e a receber um motor V6 3.0, em alumínio, inserindo ainda o conhecido sistema VTEC, com variação de abertura das válvulas, permitindo uns impressionantes 270 cv!

Aproveitando a presença no Japão do seu mais conceituado piloto de corridas, Ayrton Senna, fã confesso da Honda, convidaram-no para ser o primeiro a experimentar o Honda NSX na pista de Suzuka. No entanto, não esperavam que a opinião fosse tão negativa. Senna apontou a fragilidade do carro e a sua instabilidade.

Levando em consideração a experiência do piloto, em poucos meses a Honda aumentou em 50% a rigidez do Honda NSX, permitindo ainda uma afinação das suspensões, de acordo com a opinião dada por Senna.

A criação de uma lenda

A Honda pretendia criar um superdesportivo, que também permitisse uma utilização quotidiana deste veículo. Aproveitando o seu regresso, um ano antes, às competições de Fórmula 1, a equipa de Pesquisa & Desenvolvimento da Honda começou as pesquisas para a construção de um carro com o motor em posição central e de tração traseira.  Assim, em 1984 surgia o Honda City, começando a ser desenvolvido, em 1985, o Honda NSX.

Honda NSX

Este modelo surgiu como concorrente direto à Porsche ou Ferrari, que pautava por uma condução que rapidamente passava de desportiva a velocidade de cruzeiro.

25 anos depois, tendo-se tornado um automóvel icónico para todos os fãs da Honda, chega o modelo de última geração do NSX, numa versão híbrida que combina o conhecido motor V6 de 3.5 litros, bi-turbo, com 507 cv e três motores elétricos, conhecido por Sport Hybrid Super Handling All-Wheel Drive.

 

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt