Resultados
Oficina

Sistema ISOFIX: qual a importância e em que consiste?

rapariga junto a um carro

Quando falamos de segurança rodoviária, esta abrange os cuidados a ter com peões e outros automobilistas, assim como com os condutores e passageiros do veículo. Quando o tema é segurança de crianças, há diversos fatores a ter em consideração na segurança rodoviária. Um dos pontos fundamentais é o sistema ISOFIX, que deve ser tido em consideração no momento de escolher a cadeirinha de bebé para o seu carro.

São várias as ofertas em cadeiras auto com ISOFIX, adequadas a todas as faixas etárias infantis, que permitem uma dose extra de segurança aos passageiros mais pequenos. Descubra em que consiste o sistema ISOFIX e a importância deste equipamento de segurança para crianças.

O que é o sistema ISOFIX?

O ISOFIX é um sistema de fixação para cadeira auto, utilizado internacionalmente, e na maior parte das vezes, já providenciado com as cadeirinhas de bebé.

Este acessório de segurança liga a cadeira de criança, ou o assento para bebé, através de dois pontos de fixação ISOFIX, ao banco do carro. Com este sistema, pode instalar a cadeirinha de bebé de forma mais segura, rápida e fácil, sem a utilização dos cintos de segurança do automóvel.

As vantagens do sistema ISOFIX

Um dos problemas referentes à cadeirinha auto passa pela sua incorreta instalação no automóvel. Conheça as nossas dicas para instalar corretamente a cadeirinha para bebé no seu automóvel.

As principais vantagens deste sistema de retenção infantil são:

  1. Instalação simples e rápida;
  2. Segurança comprovada por testes de segurança e que garante a correta instalação do assento para bebé;
  3. Fixação garantida da cadeirinha em caso de travagem repentina ou acidente.

bancos traseiros pretos

Como funciona o sistema ISOFIX?

No momento de instalar uma cadeirinha para bebé no seu automóvel, vai precisar de uma base de cadeira auto adicional para poder utilizar o sistema ISOFIX. Pode encontrar estas bases na Loja Online da Honda. As cadeiras auto e as bases com sistema ISOFIX podem ter até 3 pontos de ancoragem.

  1. Desde 2006 que a maioria dos automóveis passou a disponibilizar um sistema de ancoragem próprio para ISOFIX. Por norma, conta com duas ancoragens que fazem parte da carroçaria do carro e às quais se encaixa diretamente a cadeira auto.
  2. Existe, ainda, uma ancoragem superior (“Top Tether”), em que o cinto de segurança do carro fixa a parte superior da cadeirinha ao encosto ou até à própria bagageira.
  3. O ponto de fixação inferior, conhecido por “Pé de Apoio”, serve para ligar a cadeirinha ao solo do carro e é um sistema anti-rotação, ou seja, em caso de acidente evita que a cadeirinha e a criança girem.

Se está a preparar a chegada de uma criança à família, saiba que as medidas de segurança também passam pelas futuras mamãs, sendo essencial que estas utilizem sempre o cinto de segurança nas suas viagens.

Quando começar a preparar as futuras viagens em família, conheça algumas das nossas dicas para viajar de carro com crianças.

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt