Resultados
Marca

Como viajar com um bebé em segurança e instalar a cadeirinha para bebés

Como viajar com crianças em segurança num Honda

As crianças devem ser alvo de cuidados especiais e medidas particulares de segurança, na hora de viajar. Já os bebés, carecem de uma dose de cuidados extra para a realização de viagens seguras.

É recomendado que, sempre que viajar de carro com crianças, estas o façam sentadas no sentido inverso à marcha, de forma a protegerem a cabeça e as vértebras cervicais em caso de acidente.  Viajar com crianças nesta posição permite evitar, até menos cinco vezes, o risco de lesões ou acidentes mais graves.

O ideal é que as crianças viajem em contramarcha pelo maior tempo possível. Por este motivo existem variadas cadeirinhas para bebés, que devem ser trocadas consoante as idades e diferentes etapas das crianças.

Descubra como viajar com um bebé em segurança e como instalar corretamente a cadeirinha no seu carro. Em viagens com crianças, a segurança assume um papel ainda mais primordial, e por isso a Honda oferece-lhe a tranquilidade de uma segurança cinco estrelas nos testes de segurança Euro NCAP.

Cuidados a ter antes de viajar de carro com crianças

Antes de iniciar uma viagem em família, é importante garantir a maior dose de tranquilidade, com alguns cuidados prévios. Saiba algumas das atividades preventivas e itens que não podem faltar, na hora de viajar com crianças no carro.

– Manutenção Preventiva: antes de realizar uma viagem longa com a família, agende uma visita ao reparador autorizado da sua área de residência, idealmente até um mês antes. Desta forma, poderá identificar possíveis desgastes e outros problemas mecânicos no carro.

– Cadeirinha para Bebés: se tem alguma questão quanto à cadeirinha para bebés mais adequada, consulte todos os detalhes sobre os grupos, idades e a legislação sobre cadeiras auto. Descubra mais com a Associação para a Promoção da Segurança Infantil.

– Mala de primeiros socorros: quem tem filhos sabe a importância de viajar sempre com uma mala de primeiros socorros. Por isso, na hora de viajar de carro com crianças, garanta a existência de um kit de primeiros socorros com o essencial.

Como viajar com crianças num Honda

Dicas práticas para viajar de carro com crianças

É essencial que, quem tem crianças em casa esteja informado acerca de toda legislação de transporte dos pequenos passageiros. Os sistemas de retenção infantil para o carro e todas as regras de segurança rodoviária infantil deverão ser uma prioridade para qualquer condutor que transporte uma criança consigo.

Para todos os que já viajam ou vão viajar com crianças, deixamos algumas dicas práticas para itinerários mais tranquilos e seguros.

  • Faça paragens regulares: desta forma, o condutor pode descansar e as crianças podem descontrair um pouco. Opte por pausas de 15 a 30 minutos a cada 2 horas de condução.
  • Vista Roupas confortáveis: vista as crianças com roupas práticas e confortáveis para viajar. Desta forma, sentir-se-ão mais à vontade durante as viagens.
  • Leve alguns Brinquedos preferidos: assim, as crianças terão uma lembrança “de casa” e manter-se-ão entretidas.
  • Viaje em Horários estratégicos: um truque para viagens mais tranquilas passa pela realização das mesmas em horários que coincidam, por exemplo, com a hora da sesta dos mais novos.
  • Leve sempre Snacks e água: tenha sempre comida e água em locais de fácil acesso para as crianças. Desta forma, também evita paragens desnecessárias.

Alie este planeamento a outros pormenores que não podem faltar numa viagem de longa duração, principalmente se esta for realizada num carro elétrico.

Onde colocar a cadeirinha para bebés?

Deverá sempre colocar as cadeirinhas para bebés no banco traseiro do seu automóvel. As crianças transportadas na parte traseira do veículo têm um menor risco de sofrer ferimentos ou lesões mais graves, em comparação às que são transportadas no banco dianteiro.

Caso deseje instalar a cadeirinha para bebés no banco da frente, deverá desligar o airbag frontal do passageiro. No entanto, para maior segurança automóvel na hora de viajar com bebé, só o deve fazer quando o veículo não dispõe de bancos traseiros.

Um sistema de retenção infantil só é realmente eficaz se estiver bem instalado e a criança bem fixa. Para um transporte de bebés no seu automóvel de forma mais segura, é importante seguir as indicações do fabricante para a instalação da cadeira.

Não basta saber instalar o sistema de retenção infantil, é preciso escolher o tamanho correto e uma marca de qualidade. Tenha em consideração o grupo ao qual a criança pertence, já que a cadeirinha para bebés não deve ser nem grande nem justa demais.

Os automóveis da Honda já oferecem sistemas e tecnologias de segurança ideais tanto para para quem se inicia na condução, como para jovens famílias. Descubra como escolher corretamente a cadeirinha automóvel.

Mão num Honda com Crianças em Segurança

Como escolher a cadeirinha para bebés correta

A medida mais eficaz para garantir a segurança automóvel de uma criança em viagem é usar um Sistema de Retenção para Infantil, como a conhecida cadeirinha para bebés. Este sistema deverá estar homologado segundo as normas europeias (etiqueta E), e adaptado à idade, peso e estatura da criança.

Desde o seu nascimento até perto dos seis anos, as crianças devem viajar sempre com o sistema de retenção infantil adequado para si. Descubra a tipologia correta de cadeiras, segundo a idade dos pequenos passageiros.

Recém-nascidos e Crianças Pequenas

O sistema de retenção mais indicado é conhecido por “ovo” e corresponde à cadeirinha para o grupo de peso 0 e 0+. O bebé fica mais aconchegado e permite-lhe estar mais protegido a choques laterais.

O bebé deve viajar nesta cadeira até se manter confortável, uma vez que esta cadeirinha para bebés é fácil de transportar e não permite tantos erros de instalação. O peso recomendado é até aos 13 kg, ou enquanto a cabeça da criança estiver corretamente apoiada às costas da cadeira.

Cadeira automóvel para os Grupos i e i/ii

Depois de a criança ultrapassar o grupo 0 e 0+, os pais devem adquirir uma cadeira maior, de modo a acompanhar o crescimento do mais pequeno. A cadeirinha para bebés deverá ser instalada, na mesma, no banco traseiro e voltada para trás.

Estas cadeiras do grupo I compreendem pesos entre 9 e 18 kg ou a altura máxima de 105 cm, e as cadeiras do grupo II englobam pesos entre os 15 kg e os 25 kg.

Cadeirinha automóvel para os Grupos II/III e banco elevatório

Quando a criança atinge os três ou quatro anos, já pode ser transportada numa cadeira virada para a frente. Caso possua um banco elevatório, embora este esteja homologado para crianças com mais de 15 kg, é aconselhado que o mesmo seja utilizado depois de a criança ter oito ou nove anos.

Em que consiste o Sistema ISOFIX?

O sistema ISOFIX é um sistema de fixação da cadeira no veículo, composto por três pontos de apoio:

  • Dois localizados na parte inferior do assento do carro;
  • Um terceiro na parte traseira do assento.

O objetivo principal do sistema ISOFIX é evitar erros na instalação dos sistemas de retenção infantil, algo que ocorre com alguma frequência por não se seguirem as indicações do fabricante.

O sistema ISOFIX está incorporado nas cadeiras menores, isto é, em cadeiras com cinto interno (arnês). No caso de cadeiras maiores, podemos encontrar uma combinação deste sistema com o cinto de segurança.

O que fazer durante as viagens de carro com crianças

As viagens em família deixam sempre boas lembranças, no entanto pode revelar-se uma tarefa árdua conseguir manter as crianças entretidas no decorrer das mesmas.

Ao viajar de carro com crianças ou bebés, opte por jogos e atividades que as estimulem ao longo da viagem:

– Jogos matemáticos: utilize as matrículas dos outros automóveis para criar algumas contas. As letras das matrículas também são ideais para jogos de palavras.

– Música: crie uma playlist de viagem com as músicas preferidas das crianças e cante com elas.

– Consolas e filmes: recorra a jogos portáteis ou leitores de filmes para que as crianças possam viajar de carro de forma mais descontraída. Encontre na nossa loja online o suporte para tablet.

Estimule o vocabulário e o cérebro dos mais pequenos através de adivinhas e outros jogos que podem entreter toda a família e diminuir a sensação de distância de uma viagem. Depois, só terá que garantir que o divertimento em família continua fora do seu Honda.

Conduzir um Honda é mesmo um motivo de orgulho. E passa de geração em geração.  Agora, também já pode passar esse orgulho que tem cá dentro, para fora. Escolha gratuitamente um dos autocolantes que preparámos a pensar em si e na sua família e levante-o no concessionário mais perto de si.

Honda Portugal Automóveis
Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt