Resultados
Oficina

Tudo o que precisa de fazer antes de uma viagem de carro longa

Honda HR-V: SUV para uma viagem de carro longa

Condutores com automóveis com muitos quilómetros ou carros mais antigos, podem sentir maior receio na realização de viagens longas de automóvel. No entanto, fazer uma grande viagem de carro em estrada, é mais favorável do que a condução diária em cidade, pelos seguintes motivos:

  • A velocidade é mais constante;
  • A condução não exige tanto dos elementos mecânicos do automóvel, como travões, embraiagem, motor, entre outros.

Apesar de as viagens longas serem mais vantajosas para o automóvel, face às viagens curtas, estas requerem uma atenção especial antes de se fazer à estrada. A prevenção é a melhor aliada para viagens de automóvel mais tranquilas.

Para evitar gastos extra à sua viagem, o ideal será um planeamento detalhado da rota e saber como calcular todos os custos associados a uma viagem de automóvel.

Leia a nossa lista de sugestões para se preparar antes de uma viagem de carro mais longa.

Como planear uma viagem de carro

Seja para férias mais longas ou escapadinhas de fim-de-semana, comece por delinear o ambiente preferido: gosta mais de campo, praia, montanha ou cidade?

Após selecionar qual o tipo de férias que prefere, faça uma pesquisa online sobre as localidades com o tipo de ambiente que escolheu:

  • Descubra os monumentos e locais a visitar;
  • Informe-se sobre a gastronomia regional e os melhores restaurantes;
  • Faça um levantamento das melhores opções de alojamento;
  • Crie um esboço do possível roteiro da viagem.

Depois de ter um primeiro esboço do possível roteiro pela região que vai visitar, terá que se debruçar mais intensamente sobre o mesmo, de modo a perceber distâncias entre locais e o tempo que levará a chegar aos diferentes pontos.

Honda HR-V

Aplicação Via Michelin: um aliado para as viagens longas

São várias as aplicações que permitem traçar roteiros online. O viamichelin.pt, por exemplo, pode ser uma solução para definir percursos e roteiros de viagem, já que permite ver o itinerário num mapa de estradas, com imagens satélite, ou num mapa híbrido.

Este website permite-lhe, ainda, estar informado sobre possíveis mudanças nas estradas selecionadas, assim como obter uma noção mais realista do tempo que consumirá a sua viagem e a localização dos vários pontos de interesse turístico.

Além disso, consegue ainda selecionar o tipo de rota – se mais rápida ou mais económica – e ainda lhe oferece um custo estimado da sua viagem. A decisão final é sempre sua: prefere viajar pela estrada nacional ou por autoestrada?

Vantagens de viajar em estrada nacionais

Portugal tem a maior estrada nacional da Europa, que liga Chaves a Faro, ao longo de 738,5 km. Recorde aqui a viagem da Honda pela Estrada Nacional 2.

São mais de dez mil quilómetros de estrada nacionais e regionais, com muitas vantagens associadas, principalmente às viagens de lazer:

  • Permitem mais paragens pelo caminho;
  • Atravessam vários pontos de interesse culturais e regionais;
  • Permitem apreciar a paisagem das diferentes regiões;
  • As velocidades são inferiores, o que podem ajudar na realização de uma viagem mais segura.

Vantagens de viajar pela Autoestrada

Portugal foi um dos primeiros países do mundo a ter uma autoestrada, a atual A5, criada em 1944. Conheça abaixo algumas das vantagens de viajar pela autoestrada:

  • É 5% mais barato do que na estrada nacional, segundo um estudo desenvolvido pela Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias e Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP);
  • Poupança considerável no tempo da viagem;
  • Redução da distância percorrida, que chega a ser de 10%, segundo este mesmo estudo;
  • Consumo de combustível é menor.

Como calcular o custo de uma viagem de carro

Aplicações como a viamichelin.pt ou o site das Infraestruturas de Portugal permitem-lhe obter uma previsão, bastante fidedigna, dos custos de uma viagem de carro.

Calcule, previamente, os gastos com gasolina e portagens, com alguma margem de manobra, uma vez que os valores podem nem sempre corresponder aos reais. Aplicações como o Waze ou o Google Maps também já incluem indicações destes custos.

Descubra o número de quilómetros por litro de combustível do seu automóvel, levando em consideração que, no trânsito em cidade, devido às constantes paragens, os custos de combustível são superiores.

Paralelamente, uma viagem pode ficar mais económica, se o seu planeamento prévio considerar, também, uma manutenção cuidada do seu automóvel. Descubra alguns dos pontos que não devem ficar de fora na hora de preparar uma viagem longa.

Interior HondaHR-V

Como preparar o carro para uma viagem longa

Quer seja de férias, lazer ou trabalho, o automóvel continua a ser um dos meios de transporte preferidos, devido à sua utilidade e liberdade de deslocação que permite. Antes de viajar de carro, siga alguns destes conselhos.

Efetuar a revisão do carro

Verifique no livro de revisões quando é a próxima revisão programada. Caso faltem poucos quilómetros para a mesma, pode fazer a revisão do seu automóvel antecipadamente e, desta forma, viajar mais tranquilo.

Caso seja necessário reparar outras peças, faça-o com antecedência para garantir que o seu carro está em plenas condições na hora de viajar.

Limpar o Carro

A limpeza do carro tem um importância fundamental para o bom funcionamento do mesmo. Realizar uma limpeza a fundo da grelha frontal com jato de água. Um radiador devidamente limpo permitirá uma boa refrigeração do motor.

Além disso, viajar de carro requer cuidados extra. Por isso, garanta uma limpeza cuidada após cada utilização do seu carro e, na hora de abastecer, assegure a devida higienização.

Analisar os documentos do carro

Antes de viajar de carro, garanta que todos os documentos do mesmo se mantêm com data de validade correta.

Para evitar imprevistos, antes de viajar, digitalize todos os documentos. Caso seja interpelado pela polícia, deverá ter consigo:

  • Certificado do seguro automóvel;
  • Documento único automóvel (DUA);
  • Ficha de Inspeção Periódica Obrigatória;
  • Carta de condução e um documento de identificação (cartão de cidadão ou passaporte).

Verificar os pneus do carro

Em qualquer viagem, um dos conselhos obrigatórios de prevenção passa por pneus devidamente cuidados. Caso verifique que existe mais desgaste de um lado dos pneus do que outro, deverá calibrá-los ou alinhar a direção.

A pressão dos pneus também é outro ponto importante para qualquer viagem de carro. Se for insuficiente, o carro vai consumir mais combustível e a segurança pode ficar comprometida. Não se esqueça de verificar, também, o pneu suplente.

Agora que já recordou alguns conselhos para uma viagem mais tranquila, não se esqueça que o condutor é parte fundamental de uma viagem segura.

Poderá sempre contar com a segurança dos carros da Honda, mas alguns pontos dependem só de si. Realize algumas paragens para descansar e, se for acompanhado, assegure a mudança de condutor após algumas horas. Faça uma boa viagem.

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt