Resultados
Oficina

Wallbox: conheça as vantagens deste sistema de carregamento

wallbox honda e

Sabe o que é uma wallbox? No mundo dos carros elétricos, trata-se de um sistema de carregamento para a bateria dos veículos bastante popular. Descubra as vantagens de uma wallbox para carregar a sua viatura elétrica.

Na verdade, as baterias de carros elétricos podem até ser carregadas através de uma tomada convencional de parede. No entanto, este método é mais demorado e a wallbox acaba por tornar o processo de carregamento muito mais eficiente.

O que é uma wallbox?

Podemos descrever a wallbox como uma caixa que se monta na parede, como aliás, a própria tradução do nome indica. Esta caixa pode ser instalada em casa, ou em qualquer outro espaço, para permitir que a bateria dos veículos elétricos seja carregada.

Este é o sistema ideal para instalar em casa quando se adquire um veículo elétrico. Como já mencionámos, a wallbox permite um carregamento muito mais rápido, do que através de uma tomada convencional.

Este posto de carregamento pode ser comprado ou até alugado junto de uma empresa especializada.

As vantagens na utilização da wallbox

  • O tempo de carregamento através de uma wallbox é bastante mais reduzido do que o tempo de carregamento através de uma tomada normal;
  • O tempo de carregamento numa wallbox é o ideal, pois protege a vida útil da bateria;
  • Permite programar horários de carregamento para carregar o automóvel nas horas em que o custo da eletricidade é mais baixo. Também ajusta a potência da corrente às características do veículo;
  • Podem até ser instaladas no exterior, independentemente da exposição climatérica;
  • Podem incluir funcionalidades adicionais, como bloqueio do equipamento a pessoas não autorizadas, algo bastante relevante quando as wallboxes são instaladas em espaços comuns como empresas ou condomínios.

Honda e a carregar

Onde pode ser instalada a wallbox?

Estes sistemas podem ser instalados em diferentes locais. Podem ser instalados no exterior ou no interior dos edifícios, na parede ou no chão.

Diferentes tipos de wallbox e custos associados

As wallboxes suportam carregamentos até 22 kW, dependendo das características do veículo e da rede elétrica do local onde for instalado o equipamento. Para carregar dois veículos, a potência é dividida, disponibilizando um máximo de 11 kW para cada carro.

No que diz respeito aos custos, vai tudo depender das características do equipamento e na diferença entre alugar ou comprar.

As condicionantes que determinam o preço variam de acordo com o tipo de cabo para conexão, a quantidade de veículos que podem carregar ao mesmo tempo e o tipo de instalação elétrica (monofásica ou trifásica), assim como o tipo de contrato a celebrar.

Honda e: carro elétrico “fora da caixa”

No campo da mobilidade ecológica, a Honda apresentou em 2020 o inovador Honda e. Este carro elétrico apresenta tecnologias únicas e avançadas, com variadas funcionalidades inteligentes de conetividade, que se adequam, na perfeição, a um estilo de vida moderno do seu utilizador.

 

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt