Resultados
Marca

Asimo, um marco da inteligência artificial

ASIMO a comunicar com três mulheres

Após mais de 30 anos, o mítico robô humanoide da Honda, Asimo, vai agora desfrutar da merecida reforma. Mas a sua herança permanece viva na história da Honda e no caminho de inovação constante, nomeadamente na condução autónoma.

Honda ASIMO: 20 anos de pura inovação

O ASIMO é um robot humanoide de dois pés, que foi desenvolvido com o objetivo de a Honda ser pioneira no mundo dos robots auxiliares de pessoas. Teve a introdução no mercado, com este nome, apenas em 2000, e recebeu a sua última atualização em 2011, enquanto primeiro robot com tecnologia autónoma de comportamento.

Evolução do robô Asimo

O trabalho da equipa de inovação da Honda começou em 1986, com a criação do E0, que mais tarde surgiria com outras nomenclaturas até chegar ao ano 2000, quando ficou com o seu nome final e pelo qual, ainda hoje, é conhecido: Honda ASIMO.

Foram 20 anos de ASIMO, o robot que surpreendeu o mundo com as suas habilidades que, até à data, eram únicas. Revelado em outubro de 2000, o ASIMO, sigla para Advanced Step in Innovative Mobility, foi uma adaptação dos testes iniciais da Honda para conseguir criar o seu assistente não humano.

Robô ASIMO

O robot mais surpreendente do mundo

Com a criação do ASIMO, a Honda desenvolveu um novo sistema de tecnologias de inteligência artificial avançadas, que compreendia várias informações complexas, através de sensores múltiplos, equivalentes aos sentidos humanos, como a visão, audição e o tato. Desta forma, o Honda ASIMO assimilava rapidamente o contexto em que estava inserido e agia de acordo com as informações recebidas, como por exemplo, desviar-se de uma pessoa que se deslocasse na sua direção.

Idealizado para ser um robot doméstico, o ASIMO realizava várias tarefas simples como segurar em objetos, abrir portas, tirar obstáculos do caminho, mas desenvolveu capacidades mais complexas como desenroscar uma garrafa de água ou falar através de linguagem gestual.

Robô Asimo a servir uma bebida

O Honda ASIMO, ao longo dos seus 20 anos, teve vários momentos marcantes, como jogar futebol com o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ou ocupar o lugar de maestro e dirigir a Orquestra Sinfónica de Detroit.

Agora que o ASIMO desfruta de uma merecida reforma, a Honda pretende aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo de todos estes anos com o seu robot, em tecnologias que continuem a auxiliar as pessoas e surpreender em questões como, por exemplo, a condução autónoma.

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt