Resultados
Marca

A rede pública de carregamento de carros elétricos passou a ser paga: e agora?

Desde o dia 1 de julho que todos os postos de carregamento de carros elétricos passaram a ser pagos. Dos postos de carregamento de carros elétricos existentes em Portugal, apenas os 643 postos de carregamento normal (PCN) públicos se mantinham gratuitos. Os postos de carregamento rápido (PCR) e os postos de carregamento normal em zonas privadas já tinham iniciado a cobrança do serviço, em novembro de 2018 e abril de 2019, respetivamente.

Se possui um veículo elétrico, saiba tudo o que muda a partir de agora com a nova cobrança de carregamentos.

Novos cartões para carregamento de carros elétricos

Até agora, os postos de carregamento normal eram ativados pelo cartão emitido pela MOBI.E, entidade responsável pela gestão da mobilidade elétrica em Portugal. Esses cartões deixarão de funcionar e os utilizadores de veículos elétricos deverão adquirir os cartões fornecidos pelos CEME (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica). Estes cartões são válidos em todos os postos de carregamento elétrico.

Neste momento, ainda não é possível efetuar o pagamento através de Multibanco, pelo que os cartões do CEME são obrigatórios para quem quiser utilizar os postos de carregamento elétrico. No entanto, essa situação poderá mudar no futuro, com indicações de que a MOBI.E estará a desenvolver um sistema para permitir o pagamento com cartão Multibanco.

Mulher a carregar um carro elétrico num posto de carregamento

Postos de carregamento elétrico

No total, existem 763 postos de carregamento de acesso público em Portugal, 654 com carregamento normal, até 22 kWh, e 109 com carregamento rápido, até 50 kWh. Para além destes postos pertencentes à rede pública, existem 198 postos de carregamento normal em espaços privados.

Os postos e carregamento elétrico são geridos pelos Operados dos Postos de Carregamento (OPC), que devem certificar-se que cada posto tem afixado o seu custo de operação. Caso isso não aconteça só poderá ser cobrado o custo da eletricidade consumida conforme o contrato estabelecido com o CEME, assim como taxas e impostos associados.

Investimento para o alargamento da rede de postos

Atualmente, encontram-se em circulação cerca de 40 mil veículos elétricos e híbridos plug-in em Portugal. Com a tendência de crescimento deste tipo de veículos, o Governo decidiu investir três milhões de euros no alargamento da rede de carregamentos. Ao todo, vão ser instalados 12 postos de carregamento ultrarrápido e 10 hubs de carregamento nas principais cidades do país.

Honda Portugal Automóveis
Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt