Resultados
Gama

5 mitos sobre carros elétricos que a Honda desmitifica

Honda e

O futuro da mobilidade está cada vez mais elétrico. Neste sentido, as marcas acompanham a crescente procura por ofertas de eco mobilidade, de modo a dar resposta ao interesse da população e a disponibilizar na sua gama modelos para as necessidades de deslocação diárias.

Seja através da batalha pelas baterias com maior autonomia, pelo design mais irreverente ou pelos avanços tecnológicos integrados, a verdade é que continuam a surgir algumas desconfianças em relação aos carros elétricos. Assim, desmistificamos algumas dúvidas sobre carros elétricos.

1 – O mito sobre os carros elétricos serem muito mais caros

Mito número um: considerar que, por um automóvel ser mais elevado no seu preço inicial, deverá ter o rótulo de caro. A crescente procura por este tipo de veículos já levou a que o seu preço de produção baixasse significativamente e a tendência é que continue a fazê-lo. Além disso, embora o custo inicial possa ser, efetivamente, mais elevado do que um veículo com motor a combustão, se fizer as contas verá que a médio e longo prazo, irá poupar em combustível. Não esquecer que são vários os países que oferecem ainda incentivos fiscais para aquisição de carros elétricos, onde se inclui Portugal.

Carro elétrico Honda e parado na cidade à noite

2 – A rede de abastecimento não cobre o país inteiro

O aumento significativo de carros elétricos em Portugal, teve como resultado a amplificação da rede de postos de abastecimento, estando disponível em grande parte do território do nosso país. Em Portugal e Espanha contam-se já mais de 4.000 postos de carregamento, onde mais de 1.000 estão situadas em solo português. Apesar de existir uma maior concentração na zona litoral, o interior tem sentido um aumento na colocação destes postos. Não se esqueça de que é possível sempre carregar um carro elétrico através de uma tomada doméstica normal, necessitando apenas de um adaptador.

Pode consultar online listas de postos de abastecimento disponíveis na Península Ibérica.

Carregamento Honda e

3 – As baterias não podem ser recicladas

A questão até pode parecer estranha, mas a verdade sobre este mito de carros elétricos é que as baterias podem (e devem) reciclar-se! Na verdade, quase todos os elementos que constituem a bateria de um carro elétrico podem ser reciclados. Há o exemplo das células de energia elétrica que podem servir, mais tarde, para armazenar energia solar e até mesmo eólica!

4 – As baterias gastam-se rapidamente

Quando se compra um carro elétrico, as questões mais relevantes prendem-se, quase sempre, com as baterias destes automóveis. Um carro elétrico foi, primordialmente, pensado para uma utilização mais citadina, ou seja, para pessoas que não sentem necessidade de percorrerem grandes distâncias diariamente. No entanto, já há modelos com uma autonomia superior a 400 Km, que dispõem de um carregamento rápido. A tendência é de os carros elétricos aumentarem a sua autonomia, baixarem os seus preços e diminuírem o tempo de carregamento numa tomada doméstica.

Carregar Honda e

5 – A manutenção de um carro elétrico é mais cara

Não entre em pânico. Ao contrário dos automóveis com motores de combustão, os carros elétricos não carecem de tanta manutenção. Ou seja, exemplos tão comuns como as habituais mudanças de óleo deixam de existir e um menor número de peças que necessitam de ser substituídas a curto prazo, como o tube de escape, as válvulas ou as correias de transmissão. A realidade deste mito sobre carros elétricos é que os respetivos custos de manutenção são inferiores aos de um veículo com motor a combustão, dado que há menos componentes e menos desgaste.

Parte traseira Honda e

Com algumas dúvidas sobre automóveis elétricos esclarecidas, já pode encarar a mobilidade elétrica com tranquilidade e considerar esta opção como muito válida, entre o leque de escolhas para seu futuro carro. Na Honda, orgulhamo-nos de aliar a tradição à inovação com o Honda e, continuando com o compromisso de eletrificar 100% da nossa gama até 2022.

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt