Resultados
Oficina

Sabe como mudar um pneu? Siga estes passos!

mudar pneu

Quem conduz diariamente sabe que que os imprevistos acontecem e um pneu furado é uma das situações mais comuns, que não escolhe hora ou lugar para acontecer. Por isso, é sempre importante que saiba como mudar um pneu.

Caso o furo do pneu aconteça durante a sua viagem, mantenha a calma, reduza a velocidade e procure um lugar seguro para parar o seu automóvel, de preferência fora da faixa de rodagem e em terreno plano.

Depois é só seguir os passos que lhe deixamos ou entrar em contacto com a sua assistência em viagem. Saiba tudo o que precisa para mudar um pneu sem comprometer a sua segurança.

Aprenda a mudar um pneu furado com a Honda

Mudar de pneu: primeiros passos

Para começar, caso o pneu fure durante uma viagem, deverá:

  • Ativar os quatro piscas;
  • Imobilizar o automóvel;
  • Puxar o travão de mão;
  • Engatar o carro;
  • Vestir o colete refletor e sair do carro já com ele vestido;
  • Sinalizar a sua paragem forçada, através da colocação do triângulo a mais de 30 metros de distância do seu carro.

Todos os carros vêm equipados com um kit de ferramentas necessárias para trocar um pneu furado, que por norma, inclui:

  • Chave de porcas
  • Macaco
  • Luvas
  • Pneu suplente

Normalmente, o kit de ferramentas para trocar um pneu furado encontra-se na bagageira, sob um fundo falso. Aconselhamos a que dedique um pouco do seu tempo em casa, a identificar a localização do mesmo, para que em casa de necessidade saiba que dispõe de todos os acessórios indispensáveis.

Como mudar o pneu passo a passo

1. Coloque o macaco para subir o carro

Tire o tampão da roda (se as jantes não forem de liga leve) e desenrosque ligeiramente as porcas antes de colocar o macaco, recorrendo à chave de porcas ou de cruz. Por norma, este é o passo considerado mais difícil, já que exige alguma força.

Pode optar por usar o peso do seu corpo para desapertar as porcas, apoiando o pé sobre a chave, em vez de usar as mãos. Depois, deverá colocar o macaco, de modo horizontal, na zona assinalada do carro. Por norma, o manual do carro indica o local exato onde deve colocar o macaco, pormenor importante para que não ocorra nenhum acidente.

Eleve o carro devagar, movendo a manivela, até a roda deixar de tocar no chão e o suficiente para trocar o pneu.

2. Retire o pneu furado e coloque o suplente

Desenrosque as porcas para que possa retirar o pneu furado. Utilize as duas mãos, já que pode ser pesado. De seguida, verifique se o ar do pneu sobresselente lhe parece correto e encaixe-o nos parafusos.

Volte a colocar as porcas e aperte-as na diagonal, ou seja, se colocar uma de baixo, coloque a seguinte no topo do pneu, de modo a ficar bem afixado.

3. Retire o macaco e guarde as ferramentas

Depois de ter substituído o pneu furado, deverá descer o seu carro com cuidado. Utilize a manivela do macaco para o fazer lentamente. Quando o carro já estiver totalmente no chão, guarde as ferramentas utilizadas para mudar o pneu furado no local onde as encontrou. O pneu furado deverá ser encaixado no compartimento onde se encontrava o pneu suplente.

Retome viagem, com o cuidado de manter uma velocidade moderada, por norma limitada a 80 km/h, já que o pneu suplente é apenas provisório e deverá ser substituído rapidamente, já que todos os pneus devem ter a mesma pressão e calibragem.

Desta forma, assim que possível, desloque-se a uma oficina e proceda à sua substituição.

Artigo originalmente publicado a 28 de agosto de 2020

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt