Resultados
Comunidade

Um tesouro chamado Honda Accord Type R

Honda Accord Type R

Enquanto todos sonham em ter um tesouro, que um dia venham a herdar, eu tive o privilégio de ter dois. Já ouviu falar do Honda Accord Type R?

Quando o teu primeiro carro é uma fera

Tinha nascido há pouco mais de um ano quando o meu pai tomou uma decisão: comprar um Honda Accord Type R para a família. Se o seu objetivo era que este automóvel chegasse às minhas mãos, a missão foi cumprida com sucesso. Poucos poderão contar que o automóvel onde um dia andaram de cadeirinha é, nos dias de hoje, o carro que conduzem. Mas eu posso.

Passar de um carro de condução, que é utilizado para nos ensinar a conduzir, para uma fera como o Honda Accord Type R, foi uma experiência verdadeiramente assustadora. Sabia perfeitamente a responsabilidade que tinha em mãos, mas em menos de uma semana já me tinha apaixonado perdidamente pelo meu Honda Accord Type R.

Roda do Honda Accord Type R
Sentimos que um automóvel só passa a ser verdadeiramente nosso no momento em que o personalizamos de acordo com a nossa alma. Por isso, se em 2000 tivesse a capacidade de falar, teria dito ao meu pai: “Por favor, não peças para retirarem o spoiler traseiro.” Mas, enquanto bebé, as minhas preces não foram ouvidas.

A partir do momento em que o carro passou a ser meu, uma das primeiras alterações que senti necessidade de fazer foi recuperar a imagem tão característica deste modelo. Hoje, com os meus vinte anos, sou orgulhosamente dono de um Honda Accord Type R com o seu spoiler original.

A raridade que tenho em mãos

Até ser dono de um carro, eu era tudo menos fã de automóveis. Mas agora que tenho um Honda e, além disso, tenho a oportunidade de conduzir, no trabalho, outros automóveis, compreendi o tesouro que tenho em mãos.

O Honda Accord Type R tem um som tão característico que conduzi-lo é sinal de que todos vão olhar. Além disso, para mim, a sorte veio em dose dupla: até a sua cor é especial, com um tom “Black Pirate”, que como um verdadeiro pirata, rouba a atenção de todos com o seu preto de reflexos roxos.

Sei o que estão a pensar: sou um privilegiado. E eu sinto-o. Mas e se a parte mais surpreendente desta história residir no facto de ter não apenas um Honda Accord Type R, mas sim dois?

Potência em dose dupla

O meu pai, ao longo dos 18 anos em que conduziu o nosso Honda Accord Type R, nunca teve quaisquer problemas com ele. Mesmo quando estava parado por algum tempo, só precisava de ser abastecido e estava pronto para seguir viagem. No entanto, com receio de que as peças se tornassem escassas com o avançar dos anos, surgiu-lhe a oportunidade de comprar um novo Honda Accord Type R, que decidiu aproveitar.

Interior Honda Accord Type R
A lógica, para ele, era simples: este novo Honda não podia circular, portanto desempenharia um papel vital para o nosso ‘velhinho’: tal como um dador de órgãos, esta nova aquisição funcionaria como dadora de peças. Para os meus amigos, esta situação é motivo de espanto: “Como é que se tem um carro tão raro e tu tens logo dois?”.

Um dia irei comprar um novo Honda Civic Type R, mas não pensem que isto implicará desfazer-me do meu atual. As memórias da minha vida inteira cabem dentro do meu Honda Accord Type R.

Quem sabe se um dia o nosso dador de peças não se transforma num projeto meu e ganha uma nova vida. Imaginem só: o meu filho poderá vir a conduzir um e eu o outro. Com a Honda nunca se sabe, não há limites.

 

Pedro Rodrigues

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt