Resultados
Comunidade

De África para a minha vida: Honda S600

Alberto Leitão Honda

Quando Lourenço Marques ainda não era Maputo, os caminhos enchiam-se de incríveis automóveis clássicos. O que pertencia à minha família era, nada mais nada menos, do que um Honda S600.

A Herança de Nampula: Honda S600

Mudámo-nos para Moçambique ainda pequenos, à procura da vida melhor que por lá se prometia. Eu e o meu irmão, éramos o rosto da felicidade ao sol e nas nossas idas à praia, mesmo quando o tempo parecia tropical, sentíamos que Nampula era a nossa casa.

O meu irmão decidiu tirar a carta de condução e insistiu com a minha família para lhe oferecerem um automóvel. Quando entrou na universidade, em Lourenço Marques, para premiar o seu esforço e incentivá-lo a regressar mais vezes a casa, os nossos pais enviaram-lhe de Portugal, de barco, um Honda S600, de 1973.

Em todas as voltas que dávamos, o Honda S600 estava presente. As mais divertidas eram as idas à praia em tempo de chuva, e o desvio das poças de água na estrada era uma enorme aventura.

Honda Alberto Leitão
Fotografia de Rui Nogueira.

Um dia, recebemos a notícia de que o meu irmão não poderia terminar os seus estudos em Lourenço Marques, pois precisávamos de regressar a Portugal. Agora sei que trazer o Honda S600 foi a maior alegria no nosso regresso a Portugal, pois, com ele, fizemos inúmeras viagens em família.

Tivemos o Honda S600 até 1996, com mais de cem mil quilómetros. Muitas foram as vezes que viajámos até ao Algarve com ele carregadíssimo, já que a minha família era adepta de campismo. Foi com o meu irmão para a tropa e acabou por ir comigo também. O Honda S600 passou do meu irmão para mim, assim que consegui garantir a minha carta de condução. O mais impressionante do Honda S600 era que bastava um pequeno toque na chave e começava logo a funcionar.

Alberto Leitão, o piloto fascinante

Quando estávamos em Moçambique, as corridas de automóveis faziam as nossas delícias. Ao autódromo de Lourenço Marques acorriam centenas de pessoas sempre que havia uma competição.

Corrida Honda Alberto Leitão
Fotografia de Rui Nogueira.

O que mais me chamava à atenção era ver o piloto Alberto Leitão ao volante, que curiosamente conduzia um Honda S800. Conta-se que um dia estava nas boxes da pista com o capô do automóvel aberto e os japoneses repararam numa alteração no seu carro. Havia montado um radiador a óleo e naquela altura não era uma característica da Honda.

Fernando Manso e Alberto Leitão
Foto de Paulo Manso.

A Honda fez parte da minha vida nos meus melhores momentos. Até hoje recordo quando ao fundo da avenida, em Nampula, se ouvia bem alto o som de um escape e todos sabiam que estava a chegar um Honda.

José Ramalheira

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt