Notice: Undefined variable: advert_link in /home/honda/public_html/www/blog/wp-content/themes/honda/includes/shortcodes.php on line 721
Notice: Undefined variable: advert_image in /home/honda/public_html/www/blog/wp-content/themes/honda/includes/shortcodes.php on line 721
Não há um planeta B, por isso a Honda acredita que deve ter um papel integrante na preservação do planeta Terra.
Mais do que um compromisso com os nossos clientes para terem sempre o melhor da nossa parte, queremos que esse compromisso se estenda às gerações futuras, permitindo-lhe experienciar aquilo a que todos nós tivemos direito: um planeta de céus azuis e florestas densas e verdes.
Foi com orgulho desmedido que levámos este compromisso a sério e definimos um prazo para que o mesmo estivesse em prática o mais cedo possível: até 2022, pretendemos eletrificar o total das nossas vendas de automóveis na Europa.
Como eletrificar uma marca com 70 anos?
O primeiro passo estava dado, quando demos a conhecer ao mundo o Honda e Prototype. Era a afirmação do nosso objetivo em sermos uma referência em tecnologia de eletrificação e para isso, precisávamos de parceiros de peso nesta área, para que estivéssemos sempre na vanguarda.
O poder dos sonhos fez parte das bases da fundação da Honda. A ambição de eletrificar toda a nossa gama é um sonho que queremos que seja molde do futuro da nossa marca. Por isso, quando informamos os presentes no Salão Automóvel de Genebra 2019 da nossa intenção de aplicar motorizações elétricas à totalidade das nossas vendas de automóveis na Europa, até 2025, o espanto foi geral. Mais recentemente, no evento “Electric Vison” em Amesterdão, antecipamos esta meta para 2022.
Tom Gardner, vice-presidente sénior da Honda Motor Europe, em plena conferência de imprensa em Genebra, disse: “…desde que assumimos aquele primeiro compromisso em março de 2017, a mudança para a eletrificação aumentou consideravelmente o seu ritmo. Os desafios ambientais continuam a impulsionar a procura por uma mobilidade mais limpa. A tecnologia avança implacavelmente e as pessoas começam a mudar a sua visão do que pode ser um automóvel.”
Se em 2017 ambicionávamos dois terços das nossas vendas eletrificados, já em 2019 o compromisso mudou. O nosso objetivo é atingir 100% das vendas, até 2022, com tecnologia elétrica.
Honda e Prototype: de protótipo a realidade
Uma outra prova da ambição de eletrificação da Honda assumia a forma do Honda e Prototype. Revelado pela primeira vez no Salão de Genebra, este protótipo permitia antever como seria o primeiro veículo elétrico, a baterias de produção, da Honda para o mercado europeu.
Posicionado como veículo utilitário para ambiente urbano, este veículo oferece uma autonomia superior a 200 km, e uma funcionalidade de “carga rápida”, que permite carregar as baterias até 80% em apenas 30 minutos. O veículo possui, ainda, a dinâmica de condução característica da Honda, numa configuração desportiva de tração às rodas traseiras.
Maior implantação da tecnologia full hybrid
No início de 2019, lançávamos, com sucesso, o novíssimo CR-V Hybrid, equipado com tecnologia híbrida completa (full hybrid) i-MMD de motores elétricos.
A Honda espera que a tecnologia híbrida completa venha a ter um papel fundamental no cumprimento dos seus objetivos de 100% de eletrificação da sua gama até 2022.
Honda vai desenvolver negócios de gestão de energia para a Europa
A Honda aproveitou ainda o fator surpresa apresentado no Salão de Genebra, para partilhar os primeiros pormenores do seu negócio de soluções de gestão energética para o velho continente. Este anúncio vem no seguimento do conceito de carregamento bidirecional Power Manager, apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt, de 2017.
A Honda pretende construir um portefólio de produtos e serviços de gestão de energia, com o objetivo de oferecer uma solução abrangente para os clientes de veículos elétricos e operadores de serviços na Europa.
Tom Gardner disse também que: “Este é um passo significativo para a Honda, a nossa intenção é oferecer uma inovação líder no setor, lançando serviços de energia para criar valor acrescentado para os operadores de sistemas de energia e para os clientes dos veículos elétricos”.
Algumas parcerias realizadas
Temos trabalhado com a EV-TEC para continuar a desenvolver a tecnologia bidirecional Honda Power Manager (compatível com veículos elétricos a bateria, tal como o protótipo Honda E) e planeámos oferecer uma versão comercial já nos próximos anos.
Este ano, anunciámos ainda um acordo de parceria com duas empresas externas:
• Moixa: especializada em tecnologias de “agregação de recursos”, que permite aos clientes tirarem partido da partilha de controlo e capacidade das baterias dos seus veículos elétricos.
• Ubitricity: fornecedor líder de soluções de carga, incluindo uma abordagem inovadora para o carregamento na rua de veículos elétricos, para as áreas urbanas.
O nosso próximo passo será a realização de estudos de viabilidade destas tecnologias em Londres, Reino Unido e Offenbach, na Alemanha. Espera-se que sejam anunciados mais desenvolvimentos até ao final deste ano.
Partilhar