Resultados
Marca

Consumo carros híbridos vs carros a diesel: qual é o mais económico

honda hr-v híbrido

Um dos muitos argumentos a favor dos carros híbridos baseia-se no consumo de combustível destes veículos. Com a combinação de motor elétrico com motor a combustão,  o consumo dos carros híbridos a gasolina é sempre mais baixo que o consumo do carro homológo a gasolina.

E no caso de um veículo a diesel?

Este combustível é mais barato que a gasolina. O consumo de um motor a diesel é mais baixo do que um motor a gasolina, mas mais próximo do consumo de uma viatura híbrida a gasolina.

Acresce que a gasolina é mais cara que o diesel, o que poderá significar uma desvantagem para o híbrido a gasolina. Mas será que é mesmo assim? Continue a ler para descobrir.

Honda HR-V

 

Como funciona um carro híbrido?

Um carro híbrido recebe a sua energia de duas fontes distintas:

– um motor a combustão, a gasolina;

– um motor elétrico (no caso da tecnologia e:HEV da Honda, existe o recurso a 2 motores elétricos, para uma maior eficiência).

O motor elétrico pode ter como função fazer movimentar o carro, regenerar energia, ou ambos.

Assim, o consumo de um carro híbrido é calculado tendo em conta o apoio que o motor elétrico dá ao motor de combustão. Devido a isso, os valores de consumo de um carro a combustão são superiores aos valores de consumo de um carro híbrido.

Qual o consumo de um carro a combustão?

Tal como o carro híbrido, o consumo de um carro a combustão pode variar, dependendo do tipo de carro, tipo de motor, combustível utilizado, tipo de condução efetuada, entre outros fatores.

No entanto, os valores de consumo dos híbridos são ainda significativamente mais baixos em circuito citadino, onde se usufrui mais do motor elétrico.

Assim, segundo os valores de referência para automóveis a combustão o consumo num citadino a gasolina é superior em média, 1,5 litros a 2 litros aos 100km que um diesel com potência equivalente.

Por sua vez, um veículo híbrido a gasolina consome entre 0,5 litros e 1 litros menos do que um diesel de potência equivalente.

SUV Honda HR-V 2022

E qual é o consumo de um carro híbrido?

Tal como nos carros a combustão, os valores de consumo irão depender de vários fatores. Como ponto de referência, vamos utilizar os valores (em litros aos 100 km) de consumo dos carros híbridos da Honda: Honda Jazz, Honda Crosstar e o novo SUV da Honda, HR-V.

Honda Jazz Hybrid

Consumo Urbano: 3,5
Consumo Extra Urbano: 3,8
Consumo Combinado: 4,5

Honda Jazz Crosstar Hybrid

Consumo Urbano: 3,9
Consumo Extra Urbano: 4,1
Consumo Combinado: 4,8

Honda HR-V Hybrid

Consumo Urbano: 4,6
Consumo Extra Urbano: 4,1
Consumo Combinado: 5,4

Honda HR-V Hybrid


Carros híbridos a gasolina vs carros a combustão a diesel: qual a melhor aposta?

Se até bem recentemente, o diferencial de custo por litro entre gasolina e diesel era, em Portugal, significativo, atualmente assistimos pela 1ª vez, a uma diferença mínima, tendo já inclusivamente o preço por litro do diesel tendo ficado acima do preço da gasolina 95 sem chumbo.

» Os carros híbridos são mais eficientes em termos de consumos de combustível, porque conseguem ser muito frugais na cidade, garantindo também ótimos resultados em percursos mais longos.

» Economia de combustível em percursos citadinos é um dos argumentos mais fortes dos híbridos.

Assim, se o seu objetivo é atingir alguma poupança no abastecimento de combustível, a resposta é sim: o consumo dos carros híbridos compensa, sem dúvida, face a um carro a gasolina e fica ligeiramente abaixo em consumos face a um veículo com motor a diesel.

Com um carro híbrido, estará não só a poupar em combustível, como também a ajudar o planeta, ao conduzir veículos com menos emissões poluentes.

Conheça a gama de carros híbridos da Honda e utilize o nosso configurador, para escolher qual o melhor híbrido para o seu dia-a-dia.

 

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt