São inúmeras as vantagens conhecidas destes automóveis, mas será a manutenção de carros híbridos muito diferente de um carro a combustão?
Há alguns anos que os carros elétricos e os carros híbridos saíram do nosso imaginário e passaram a fazer parte do dia a dia de todos os condutores. Apesar de os carros híbridos estarem no mercado desde o início de 2000, só recentemente é que ganharam mais popularidade, com as marcas a incentivarem a mudança para um carro ecológico.
O que é um carro híbrido?
As principais caraterísticas de um carro híbrido passam por usar duas fontes de energia, em vez de só uma, como acontece com um carro a gasolina. Por isso, possui uma bateria elétrica e um motor para gasolina ou diesel, permitindo uma gestão mais eficiente dos recursos e uma maior poupança em combustível. No entanto, permite também uma menor necessidade de manutenção.
Além disso, também estamos a poupar o ambiente, já que as emissões de gases poluentes são bastante reduzidas.
Manutenção de carros híbridos: o que precisa de saber
A economia do combustível é uma das principais vantagens de ter um carro híbrido. No entanto, a fácil manutenção de carros híbridos também leva a que este seja o modelo preferencial para quem quer trocar de carro para um ecológico e não abdica da tranquilidade de ter um automóvel sempre disponível para qualquer distancia.
1. Tecnologia mais sofisticada
Uma das principais diferenças de um carro híbrido para um carro a combustão passa pela tecnologia integrada. A manutenção de carros híbridos tem de levar em consideração os sistemas complexos que controlam o motor deste tipo de automóvel e respetiva bateria, apresentando questões específicas de manutenção. Por isso, incentivamos a procura de oficinas aprovadas pela marca, de modo a garantir todos os melhores cuidados para o seu carro, através de mecânicos e técnicos especializados.
Quanto aos trabalhos de reparação comuns, como a mudança de óleo e das pastilhas dos discos dos travões, a manutenção de carros híbridos é igual a qualquer outro veículo.
2. Manutenção da bateria
Uma das principais vantagens de ter um carro híbrido é poder economizar algum dinheiro também nas reparações, como por exemplo nos calços de travão, dada a travagem regenerativa que prolonga a vida destes. Uma manutenção regular permite aumentar a vida útil de um automóvel e os carros híbridos, que atualmente existem no mercado, apresentam todos uma vida útil da bateria superior à vida útil do automóvel.
De modo a manter no topo o desempenho do seu carro ecológico, o nível de carga deve estar entre os 40 e os 60%. Desta forma, a bateria nunca é completamente descarregada nem carregada, evitando assim esforços desnecessários. Este nível de carga consegue-se através da travagem regenerativa.
3. Oficinas oficiais das marcas
A necessidade de certos componentes específicos para uma boa manutenção de carros híbridos requer a procura de mecânicos e técnicos certificados, que podem ser encontrados nas oficinas oficiais das marcas.
Da mesma forma que a mão-de-obra especializada é essencial, também deverá sempre recorrer às peças aconselhadas pela marca. Porquê? Os híbridos possuem diferentes sistemas de ar condicionado, baterias, travagem, arrefecimento, entre outros.
Para além das situações de manutenção de um carro híbrido mais específicas, todos os restantes cuidados são comuns a outros tipos de automóvel. Esteja sempre atento a sons diferentes do habitual durante a condução, realize visitas esporádicas a uma oficina para check-ups preventivos e a mudança correta de filtros de ar e óleo. O seu automóvel irá indicar os serviço de manutenção necessários.
Partilhar