Resultados
Marca

O que são carros híbridos? Saiba como funcionam e vantagens

O que são carros híbridos - Honda CR-V Híbrido

Estamos a assistir a um aumento crescente de tecnologias amigas do ambiente, o que se traduz em carros mais eficientes. A resposta à questão “o que são carros híbridos”, traduz uma preocupação na gestão de recursos, num mundo que caminha em direção à descarbonização do planeta.

Por isso, continuam os desenvolvimentos tecnológicos que permitem tornar os automóveis cada vez mais sustentáveis. Descubra o que é um carro híbrido, como funcionam os seus motores, assim como os seus principais benefícios.

O que são carros híbridos?

Um carro híbrido move-se com recurso a dois tipos de energia diferentes e para isso, possui dois motores distintos, mas que se complementam:

O objetivo desta tecnologia é conseguir tirar maior partido dos dois motores, facilitando aquele que é um dos principais benefícios de um híbrido: ser cada vez mais eficiente.

honda jazz hybrid melhor carro citadino

Como funciona um motor híbrido?

As principais diferenças entre um carro híbrido e um carro a combustão são a incorporação de um motor elétrico. Por vezes, existe mais do que um motor elétrico, com diferentes funções:

  • Movimentar o carro
  • Regenerar energia

Através de um sistema eletrónico é possível gerir, corretamente, o funcionamento do motor híbrido. Com o recurso a um motor híbrido toda a energia é aproveitada, como é o caso da energia resultante das travagens.

Este é um dos motivos pelo qual o motor a combustão de um carro híbrido é de pequenas dimensões e permite, desde logo, reduzir os consumos e emissões de CO₂. É importante fazer notar que nem todos os híbridos são iguais, existindo várias versões.

Autonomia e Consumo dos Carros Híbridos

Os carros híbridos ganham maior destaque no mercado automóvel por permitirem uma condução com maiores níveis de eficiência, graças ao recurso do motor elétrico, combinado com o motor a combustão, sempre que o sistema do carro considera relevante. A autonomia da bateria elétrica varia mediante o estilo de condução, tipo de aceleração e velocidade de circulação.

Tipos de automóveis com tecnologia híbrida

Os carros híbridos podem circular em todos os tipos de estradas mas são ideais para condução citadina.

Com o avanço da tecnologia, têm surgido diferentes modelos com motorização híbrida. Desde SUVs a carros utilitários, já é possível encontrar diversas opções com motor híbrido.

Existem três tipos diferentes de carros híbridos, consoante o seu funcionamento:

  • Automóveis híbridos com funcionamento em série

O carro híbrido recorre somente ao motor elétrico. Este motor extrai energia de um gerador, alimentado pelo motor a combustão. Com essa energia, a bateria é recarregada para aumentar a autonomia do mesmo.

  • Motorização híbrida com funcionamento em paralelo

O motor elétrico funciona com a disponibilização de mais energia para todo o sistema, e oferece a sua potência na saída e na aceleração, quando o motor a combustão consome mais. É um sistema no qual os dois propulsores podem trabalhar em simultâneo.

  • Carro híbrido com funcionamento combinado

Este tipo de tecnologia permite ao motor de combustão impulsionar o carro e carregar a bateria, de acordo com as necessidades do sistema. O motor elétrico funciona apenas a baixa velocidade, enquanto que a alta velocidade os dois motores trabalham em simultâneo.

Tecnologia i-MMD do Honda CR-V Híbrido - O que são carros híbridos

O que são carros híbridos? As vantagens

Conheça algumas vantagens associadas aos carros híbridos.

  • Baixo consumo – mais eficiente devido à utilização moderada do motor de combustão. Graças aos dois motores disponíveis, um carro híbrido permite uma maior poupança ao nível do consumo;
  • Potência e melhor performance – sempre que quiser sentir mais potência, o carro híbrido recorre ao motor de combustão e à combinação de um ou mais motores elétricos. Além disso, um motor híbrido permite uma entrega instantânea de potência, não exigindo um esforço tão grande ao carro;
  • Baixas emissões CO₂ – os carros híbridos poluem menos que um carro a combustão, já que a combinação de motores permite baixas emissões de CO₂;
  • Menos ruído – O motor elétrico não emite qualquer ruído em funcionamento contribuindo para a redução da poluição sonora em áreas urbanas.

Carros híbridos Honda

A Honda regressou ao mercado de carros ecológicos com o Honda CR-V Hybrid, o SUV da Honda, que conquistou 5 estrelas nos testes de segurança do EURO NCAP.

Em 2020, apresentou Honda Jazz Hybrid, assim como o SUV citadino Honda Jazz Crosstar Hybrid.

A gama ecológica da Honda está cada vez mais completa e ainda em 2021 será lançado o novo Honda HR-V Hybrid. A marca segue as recomendações da União Europeia sobre a diminuição de emissões poluentes neste setor e está cada vez mais próxima do seu objetivo de eletrificação total da gama em 2022.

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt