Há muito se diz que o segredo é a alma do negócio, no entanto, para a Honda, acreditamos que a partilha de conhecimento permite o desenvolvimento com uma finalidade comum: o bem-estar das pessoas. Descubra todos os passos para o desenvolvimento de um carro Honda.
Passos para desenhar um novo carro
Deixámos o mistério de parte e abrimos a porta para o processo de desenvolvimento de carros. Sabia que todo os passos, realizados pela Honda antes de lançar um novo modelo no mercado, podem durar vários anos e envolvem dezenas de especialistas em procedimentos tecnológicos e artesanais? Tudo começa assim:
Realizar um estudo de mercado
O primeiro passo para começar a criar um novo carro é conhecer o mercado onde se vai inserir. Para isso, os nossos designers saem às ruas para observarem e perceberem em que ponto se encontra o mesmo.
Mais tarde, encontram-se com potenciais clientes, de modo a entenderem quais as necessidades que estes querem ver satisfeitas. Assim, conseguem traçar um conceito que satisfaça as aspirações do público-alvo da marca.
O resultado deste estudo será convertido enquanto características básicas do novo modelo, que servirão de referência em todo o processo de design e desenvolvimento do automóvel.
Pensar o design e a distribuição de espaço
O processo de desenvolvimento de um carro não começa apenas com a conceção da forma exterior do modelo. Nesta segunda fase de desenvolvimento, os designers da Honda discutem e esboçam os futuros espaços interiores, as suas funcionalidades e o respetivo conforto.
Esta equipa tem o papel de decidir quais as prioridades e os requisitos aos quais o automóvel deve atender, de modo a apresentar-se enquanto modelo competitivo face ao mercado.
O design adapta-se às possibilidades e requisitos técnicos, sem nunca esquecer a nossa prioridade: a segurança.
Traçar os esboços que mais tarde serão realidade
Para qualquer fã de automóveis, pode ser difícil de imaginar que tudo começou por um simples desenho. Mas esta é a primeira fase que dá forma aos sonhos dos designers.
Este é um dos processos mais importantes no desenvolvimento de um automóvel, já que gera novas discussões, que mais tarde se transformam em decisões cruciais para o produto final. Até isso acontecer, os designers da Honda têm que:
Criar um esboço mais realista
Após as discussões, e a partir dos esboços anteriores, passam a selecionar as direções de desenvolvimento com mais detalhes, traduzindo-se numa imagem mais realista.
Modelar com argila
Depois do esboço, vem a criação. Uma equipa de especialistas molda um modelo 3D do automóvel com argila industrial. Pode-se chegar a construir várias versões diferentes.
As primeiras são moldadas à escala, mas a última versão do conceito já é em tamanho real, pesando várias toneladas.
Passar a moldagem para digital
Passar o molde para um modelo 3D, utilizando várias tecnologias digitais, para que todas as equipas, em diferentes localizações, possam fazer as verificações necessárias.
Conceber o design do ecrã
Há muito que o ecrã no interior dos carros ganhou destaque, já que passou a ter como papel ser o ponto de contacto entre condutor e automóvel.
Essencial para o interação com o veículo, é cada vez mais um acessório utilizado também para entretenimento dos ocupantes.
Pensar todos os pormenores de cor
Pensar as cores para o exterior e interior do automóvel não é um processo simples para os designers da Honda, já que também envolve textura para cada elemento dos mesmos.
Os designers devem ter em consideração a personalidade que se pretende dar a cada modelo, as preferências dos clientes e certas características culturais das diferentes regiões.
Estudo de viabilidade tecnológica
Esta é uma das fases mais técnicas, na qual se verifica se o modelo desenhado pode realmente ser fabricado. Para tal, é criada uma equipa de designers e programadores, que discutem como ficará o modelo final.
Passar aos esboços digitais finais
Depois de vários estudos, o design proposto é, mais uma vez, analisado. Isto permite refinar a aparência do carro. De seguida, são criados esboços digitais que permitirão a criação dos moldes para o produto final.
Desenho do modelo final
Usando um modelo de teste, já muito semelhante ao produto final, são testados materiais e sistemas que não puderam ser experimentados na modelagem com argila. O design é melhorado e são decididas as especificações finais.
O que vem a seguir ao desenvolvimento: a promoção do carro
Após o longo processo de desenvolvimento do novo protótipo, chega a fase da promoção do automóvel. A equipa de relações públicas da Honda irá trabalha com a equipa de desenvolvimento, para planear os eventos de apresentação do novo conceito.
Todos os materiais informativos sobre o novo modelo também são preparados. Até ser colocado à venda, ainda serão necessários mais alguns anos, com mudanças significativas no conceito, até que o protótipo se torne num modelo de produção e chegue até si.
Partilhar