Resultados
Racing

Ayrton Senna: o mito continua vivo

ayrton senna

Se fosse vivo, Ayrton Senna celebraria a 21 de março deste ano, o seu 61º aniversário. Falar de Senna é falar da Honda e do êxito deste magnífico piloto na Fórmula 1. Torna-se indispensável recuperar a memória daquele que foi considerado como o melhor piloto de F1 de todos os tempos.

Ayrton Senna: um talento precoce

De acordo com a família, Senna mostrou desde muito jovem a sua habilidade para conduzir. Aos sete anos, o futuro piloto estreou pela primeira vez o seu kart caseiro, feito pelo pai, equipado com motor extraído de veículos agrícolas.

Conseguiu atingir os 60 km/h, o que surpreendeu os parentes e vizinhos que testemunharam aquele momento histórico.

Depois da entrada na F1 e de ter passado por várias equipas, Senna entrou na equipa McLaren-Honda, em 1988 e pela Honda correria até 1993.

No dia 1 de maio do mesmo ano, a Honda conseguiu a lendária “dobradinha” no GP de San Marino de 1988, com as vitórias de Alain Prost e Ayrton Senna, que conquistaram o seu primeiro campeonato mundial a bordo do MP4-4.

Os dois pilotos foram os únicos que conseguiram chegar à linha da meta. No entanto, a história quis que lembrássemos esta data com um misto de admiração e tristeza: apenas seis anos depois, a 1 de maio de 1994, no mesmo circuito, Senna sofreu o acidente que lhe tirou a vida.

O mito de Ayrton Senna

O piloto brasileiro foi realmente excecional. Foi o mais jovem piloto a vencer três campeonatos do mundo e 41 Grandes Prémios.

Fez 161 corridas: em 65 partiu da pole position, quebrando todos os recordes. Passariam mais de 15 anos até alguém o ultrapassar neste sentido, só Michael Schumacher em 2006.

ayrton senna no podio

Conhecido pela sua condução rápida, perfeição técnica e estilo agressivo, a memória de Senna está ligada à de seu companheiro de equipa, o francês Alain Prost. Para muitos, a rivalidade Senna-Prost foi uma das mais intensas e emocionantes de toda a história da F1.

Hoje, Senna vive na memória dos profissionais e fãs da Fórmula 1 de todo o mundo, como um exemplo de disciplina e determinação, de coragem e motivação.

Era conhecido por usar palavras simples e diretas, aplicáveis ​​a qualquer campo e a qualquer pessoa, e talvez por isso as legiões de fãs o acompanhassem na sua ascensão implacável.

O legado

A tragédia de sua morte, em 1994, obrigou o mundo da Fórmula 1 a rever e melhorar significativamente medidas de segurança. Uma missão liderada pelo médico de pista Sid Watkins, o mesmo que socorreu Senna no dia do acidente.

Atrás do incansável piloto, estava um jovem de 34 anos, totalmente dedicado à paixão da sua vida.

ayrton senna na pista

Sentia-se grato e em dívida com o mundo por ter chegado onde chegou. Antes de partir para a Europa em 1994, Senna partilhou com a irmã Viviane Senna o sonho de fazer algo pelo seu país.

Pouco tempo depois da sua morte, Viviane prestou-lhe a melhor homenagem de todas. A homenagem ao homem que tremia sob o capacete amarelo e verde: o Instituto Ayrton Senna, uma entidade que, desde então, destina todo o dinheiro da imagem do mítico piloto à melhoria da educação pública no Brasil.

Para que todas as crianças tenham a oportunidade de seguir sua vocação. Como ele fez, conquistando o mundo.

Honda Portugal Automóveis
Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt