Resultados
Marca

Carros Híbridos: o que são, como funcionam e vantagens

Honda CR-V Híbrido

Atualmente, assistimos a um aumento crescente de tecnologias cada vez mais amigas do ambiente, que se traduzem em carros mais eficientes. A gestão dos recursos torna-se cada vez mais essencial num mundo que caminha em direção à descarbonização do planeta. Por isso, continuam os desenvolvimentos tecnológicos que permitem tornar os automóveis cada vez mais autossustentáveis.

Neste artigo, damos-lhe a conhecer tudo sobre o mundo dos automóveis híbridos. Descubra o que é um carro híbrido, como funcionam os seus motores, as diferenças entre os carros elétricos e os híbridos e os seus principais benefícios.

O que é um carro híbrido

A resposta à questão “o que é um carro híbrido?” é bastante simples, ao contrário do que poderá, inicialmente, pensar. Um carro híbrido move-se com recurso a dois tipos de energia diferentes e, por isso, possui dois motores distintos, mas que se complementam:

  • Motor a combustão (gasolina / diesel)
  • Motor elétrico

O objetivo desta tecnologia é conseguir tirar um maior partido dos dois motores, permitindo aquele que é um dos principais benefícios de um carro híbrido: ser cada vez mais eficiente.

Motor do Honda CR-V Híbrido

Como funciona um motor híbrido

As principais diferenças entre um carro híbrido e um carro a combustão são a incorporação de um motor elétrico. Por vezes, existe mais do que um motor elétrico, com diferentes funções:

  • Movimentar o carro
  • Regenerar energia

Através de um sistema eletrónico é possível gerir, corretamente, o funcionamento do motor híbrido. Com o recurso a um motor híbrido toda a energia é aproveitada, como é o caso da energia resultante, por exemplo, das travagens.

Este é um dos motivos pelo qual o motor a combustão de um carro híbrido é de pequenas dimensões e permite, desde logo, reduzir os consumos e emissões de CO₂.

Cada motor tem a sua função e por isso é que nem todos os híbridos são iguais, existindo várias versões.

Autonomia e Consumo dos Carros Híbridos

A bateria elétrica de um carro movido a tecnologia híbrida tem uma autonomia ideal para deslocações em cidade. No entanto, a autonomia varia mediante o estilo de condução, o tipo de aceleração e a velocidade de circulação.
Os carros híbridos ganham maior destaque no mercado automóvel, por permitirem uma condução com maiores níveis de eficiência, graças ao recurso do motor elétrico, combinado com o motor a combustão sempre que o sistema do carro considera relevante.

Tipos de automóveis com tecnologia híbrida

Os carros híbridos são ideais para todo o tipo de estradas, mas, por norma, são mais indicados para condução citadina.

Com o avanço da tecnologia, têm surgido diferentes modelos com motorização híbrida: desde SUVs a carros utilitários, já é possível encontrar diversas opções com motor híbrido.

Existem três tipos diferentes de carros híbridos, consoante o seu funcionamento:

Automóveis híbridos com funcionamento em série

O carro híbrido recorre somente ao seu motor elétrico. Este motor extrai energia de um gerador, alimentado pelo motor a combustão. Com essa energia, a bateria é recarregada para aumentar a autonomia do mesmo.

Motorização híbrida com funcionamento em paralelo

Neste tipo de carro híbrido, o motor elétrico funciona com a disponibilização de mais energia para todo o sistema. O motor elétrico oferece a sua potência na saída e na aceleração, quando o motor a combustão consome mais. É um sistema no qual os dois propulsores podem trabalhar em simultâneo.

Carro híbrido com funcionamento combinado

Este tipo de tecnologia permite, ao motor de combustão, impulsionar o carro e carregar as baterias, de acordo com as necessidades do sistema. O motor elétrico funciona apenas a baixa velocidade, enquanto que a alta velocidade os dois motores trabalham em simultâneo.

Pode dividir-se entre híbrido plug-in e não plug-in, dependendo da possibilidade de recarregar, ou não, a bateria do carro, através da ligação do mesmo à corrente elétrica.

Tecnologia i-MMD do Honda CR-V Híbrido

Vantagens dos carros Híbridos

Enumerámos algumas das vantagens associadas ao modelos existentes de carros híbridos.

  1. Baixo consumo: mais eficiente devido à utilização moderada do motor de combustão. Graças aos dois motores disponíveis, um carro híbrido permite uma maior poupança ao nível do consumo.
  2. Potência e melhor performance: sempre que quiser sentir mais potência, o carro híbrido recorre ao motor de combustão e à combinação com um ou mais motores elétricos. Isto permite-lhe uma potência combinada que chega aos 200 cv. Além disso, um motor híbrido permite uma entrega instantânea de potência, não exigindo um esforço tão grande ao carro.
  3. Baixas Emissões CO₂: os carros híbridos poluem menos que um carro a combustão, já que a combinação de motores permite baixas emissões de CO₂.
  4. Vários Benefícios fiscais: enquanto carro ecológico, o valor do Imposto Único de Circulação (IUC) é mais baixo. Para além disso, pode beneficiar de uma redução de 563€ no Imposto sobre Veículos (ISV).
  5. Menor Ruído: O motor elétrico não emite qualquer ruído em funcionamento contribuindo para a redução da poluição sonora em áreas urbanas.

Diferenças entre carro híbrido e carro elétrico

As principais diferenças entre um carro híbrido e um carro elétrico passam por:

  • Os carros elétricos não consomem qualquer combustível fóssil, não produzindo quaisquer emissões de gases poluentes.
  • Os carros elétricos têm um custo de deslocação mais baixo do que um carro com um motor a combustão e requerem menos manutenção.
  • Um carro com motorização elétrica não emite qualquer ruído do motor, pela ausência de combustão.
  • A manutenção de um carro elétrico é menor. Não há necessidade de mudar correias, filtros ou óleo, por exemplo.
  • Pode percorrer até cerca de 800 km com apenas uma carga e um depósito.

Traseira do Honda CR-V Híbrido na Estrada

Valores dos carros híbridos

Os motivos que levam um carro elétrico a apresentar um custo superior a um de combustão, prende-se com o valor da construção das baterias.

Os carros híbridos não requerem tanto de um automóvel como os carros tradicionais, permitindo uma maior eficiência. No entanto, por terem diferentes componentes, também são adicionados mais custos ao nível da manutenção. Os valores de um carro híbrido variam com a tecnologia e funcionalidades que possuem. No caso do Honda CR-V Hybrid, versão Elegance 2.0 i-MMD 2WD, está disponível desde 43.450 €.

A tecnologia híbrida abre uma ampla gama de possibilidades para um futuro cada vez mais elétrico. Um caminho que, a longo prazo, conduzirá à expansão e consolidação de veículos ecológicos, com zero emissões dotados de inteligência artificial e, num futuro próximo, serão autónomos.

Honda Portugal Automóveis
Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt