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10 curiosidades sobre o condutor português

Honda CR-V Hybrid guiado por um condutor português

Alguma vez imaginou como é o perfil do condutor português? Que tipo de veículos utiliza nas suas deslocações, quantos quilómetros percorre anualmente, o que pensa sobre a segurança rodoviária e que medidas defende?

Resumimos abaixo as principais conclusões do estudo realizado pelo Automóvel Club de Portugal, entre abril e julho de 2017, a cerca de 6.500 condutores.

Características do condutor português

1) Taxa de motorização

Em cada 1000 habitantes, existem 459 automóveis, resultando numa média de 1,89 viaturas por agregado familiar. Portugal, é desta forma o 15º país da União Europeia com maior taxa de motorização, sendo os primeiros lugares da tabela ocupados por Luxemburgo, Itália e Malta, respetivamente.

2) Condução diária mais evidente

Em cada quatro condutores, três indicaram conduzir diariamente. Este facto denota uma grande necessidade do condutor português em ter um carro para se deslocar, o que pode estar relacionado com a flexibilidade da utilização do meio de transporte em questão.

3) Distância diária percorrida pelo condutor português

47% dos inquiridos indicaram que percorrem 7 a 28 km por dia. A maior parte destes condutores utiliza o automóvel para percorrer distâncias entre casa-trabalho.

4) Condutores com viatura própria

Dos condutores que responderam a este estudo, 90% afirmaram que possuem, pelo menos, um automóvel. Assim,entende-se que apenas 10% dos inquiridos não têm uma viatura própria, o que demonstra, novamente, a grande preferência dos portugueses a este meio de transporte.

5) Automóveis por agregado familiar

Quanto aos agregados familiares, 65% dos inquiridos responderam que existia mais do que um automóvel em casa. Isto demonstra, mais uma vez, que o perfil do condutor português passa pela grande utilização e preferência deste meio de transporte.

Honda Jazz - condutor português

6) Tipo de combustível mais utilizado

Quanto ao combustível mais presente no automóvel do condutor português, 58% dos inquiridos possui viatura a gasóleo, 40% a gasolina e apenas 2%, à data do estudo, elegia viaturas híbridas ou elétricas.

7) Distâncias percorridas consoante tipo de veículo

Quem tem um automóvel a gasóleo, por norma percorre uma média de 30 quilómetros por dia. Já para quem tem um automóvel a gasolina, esta média passa para 18 quilómetros por dia, enquanto que os automóveis elétricos fazem uma média de 25 quilómetros por dia.

8) Tipos de viaturas em circulação

70% dos automóveis em circulação são viaturas ligeiras. Destes, os utilitários têm maior predominância (46%), seguidos pelos sedan/station e apenas em terceiro lugar os SUV.

9) Idade média do automóvel do condutor português

A idade média dos automóveis em circulação é de 9,3 anos. No entanto, 40% do parque automóvel circulante tem mais de 10 anos.

10) Razão da preferência pela utilização de viatura própria

O motivo mais indicado para a preferência pela utilização de um automóvel não surpreende: a flexibilidade de horários é a mais referenciada. Esta característica é realçada principalmente quando existem percursos intermédios como levar e ir buscar as crianças às escolas.

A crescente preferência por carros ecológicos

O condutor português, quando questionado sobre as atividades que mais o levam a utilizar o automóvel como meio de transporte, dá como resposta a deslocação para a escola dos filhos ou para o trabalho. Isto deve-se ao facto de os transportes coletivos não conseguirem responder às necessidades de ligações, flexibilidade de horários ou cumprimento dos mesmos.

Interior Honda de um condutor português

Num cenário de contínua evolução das necessidades de mobilidade do condutor português, permanece uma certeza que o estudo do Observatório do ACP comprova: os veículos ecológicos ganham, cada vez mais, relevância no panorama português.

Fatores como a crescente capacidade de autonomia, que permite assegurar a distância média diária percorrida, as diversas vantagens ambientais ou as crescentes opções de carregamento normal e rápido – como é, por exemplo, o caso do Honda e, que permite carregar até 80% da capacidade total da sua bateria em apenas 30 minutos.

Pode consultar o estudo na íntegra para ficar a conhecer, em mais detalhe, o perfil do condutor português.

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