O compromisso da eletrificação total da nossa gama até 2022 tem como base anteriores modelos dos nossos automóveis. Com a nossa preocupação ambiental bem demarcada, lançávamos o Clarity Fuel Cell, o primeiro veículo de quatro portas movido a hidrogénio.
Um Sedan vindo do futuro
Nunca antes se tinha ouvido falar de um veículo de quatro portas que se movesse a células de combustível. Por isso, foi com algum espanto que o mundo recebeu o Clarity Fuel Cell, o primeiro veículo com uma motorização e células de combustível alojadas na zona do capot de produção em série do mundo. Desta forma, minimizando o espaço ocupado pelo motor, conseguimos ganhar mais espaço interior, conseguindo integrar cinco lugares num veículo, algo que antes nunca havia sido conseguido. Mas como conseguimos esta proeza?
A questão passava somente pela dimensão que as tradicionais pilhas dos carros a hidrogénio e que a unidade de produção de energia ocupavam. Desta forma, ao diminuirmos o tamanho para o de um motor V6, graças às tecnologias mais avançadas desenvolvidas pela Honda, conseguimos ganhar todo o espaço que precisávamos para dar o maior conforto aos nossos condutores e seus passageiros, um ganho de 33% de espaço em relação à pilha de células de combustível do original FCX Clarity.
Mais espaço e tecnologia
Com o Honda Clarity Fuel Cell, conseguimos aumentar a potência máxima do motor elétrico para 177 CV, sem necessidade de mudanças, acompanhado de um depósito de alta pressão que consegue armazenar hidrogénio a 70 MPa, permitindo uma maior autonomia deste veículo. Desta forma, pode atingir uma autonomia superior a 700 Km, devido à combinação entre uma motorização eficiente e baixos consumos energéticos. Para que possam imaginar, o processo de enchimento do depósito de alta pressão é rápido, demorando apenas 3 minutos. Assim, o Honda Clarity Fuel Cell tornava-se no automóvel ideal para as funcionalidades do dia a dia.
Com uma carroçaria aerodinâmica, o principal objetivo deste carro a hidrogénio passou por mostrar que os carros de propulsão alternativa podiam andar de mãos dadas com um design atraente. O baixo peso deste veículo, com recurso ao alumínio e a outros materiais compósitos, ajudou a que o Honda Clarity Fuel Cell baixasse em 15% o seu peso total e visse a sua rigidez aumentada.
São várias as conquistas da Honda em direção a um futuro cada vez mais ecológico. Começando com lançamento do Honda CR-V Hybrid, seguido da apresentação do Honda Jazz, recentemente lançado com motorização híbrida e com o maior impulsionador da gama eletrificada o Honda e com chegada prevista para o segundo semestre de 2020. Assim, estamos cada vez mais perto do nosso objetivo de, até 2022, alcançar a eletrificação total da nossa gama.
Partilhar