Resultados
Comunidade

Motores Híbridos: como funcionam?

Honda Civic, HR-V, CR-V e Jazz

Sabe como funcionam os motores híbridos? Num presente cada vez mais ecológico, os carros híbridos são os que mais conquistam condutores todos os dias. Porquê? Porque os motores híbridos funcionam como a transição ideal entre os carros a combustão e o futuro 100% elétrico, já que nos oferecem o melhor de dois mundos. E disso, a Honda percebe. 

Os Motores Híbridos dos novos Carros Ecológicos 

A principal diferença entre os carros híbridos e os carros a combustão encontra-se no seu motor. No caso dos motores híbridos, estes funcionam através de uma combinação de um motor a combustão, a gasolina ou diesel, com um ou mais motores elétricos. Já o motor convencional, apenas recorre a gasolina ou a gasóleo. 

Ora, sendo os motores híbridos compostos por dois tipos de motorizações distintas, estes carros ecológicos aproveitam ao máximo as funções dos seus motores: permitem-lhes, por exemplo, um grande ganho em termos de eficiência, recorrendo ao motor elétrico para aproveitar a energia produzida, como a que resulta das travagens (travagem regenerativa). 

Outra das vantagens dos motores híbridos é referente à resposta imediata do motor elétrico, o que lhes permite aumentar a sua performance.  

Homem a pé junto a um Honda HR-V estacionado na cidade

Existem três categorias de classificação híbrida: 

  • Carros 48 V mild-hybrid: O motor de combustão é apenas apoiado por um sistema elétrico de 48 volts. 
  • Carros híbridos full-hybrid: o motor a combustão e o motor elétrico trabalham em sintonia para fornecer energia ao veículo. 
  • Carros híbridos plug-in: Conciliam um motor elétrico a um motor a combustão. No entanto, distinguem-se dos carros híbridos pelo carregamento ser feito através de uma fonte externa. 

As diferenças entre cada um deles, têm impacto no consumo, condução e custos de produção / aquisição. O sistema Mild-Hybrid por ser muito simples, tem um custo de produção baixo, mas ainda assim permite uma redução de consumo de cerca 10% face a um motor a combustão. Neste sistema, o motor elétrico serve apenas de apoio, sendo que o veículo nunca circula em modo exclusivamente elétrico. Os veículos Full-Hybrid dado terem baterias já com dimensão e um sistema elétrico adequado, permitem em médios consumos 30% mais baixos e circular em algumas circunstâncias apenas com o motor elétrico. No Plug In acrescenta ao Full-Hybrid uma bateria de maior capacidade com possibilidade de carregamento exterior, permitindo assim percorrer em média mais de 40kms simplesmente em modo elétrico numa condução calma. Toda a oferta da gama Honda recai sobre o Full-Hybrid, não sendo assim necessário o seu carregamento. 

Sabemos que os clientes da Honda já se habituaram a que fossemos pioneiros em várias inovações tecnológicas, no entanto, o sistema Full-Hybrid e:HEV é uma tecnologia revolucionária nossa, que nos deixa realmente orgulhosos. 

Na tecnologia Honda e:HEV,  pode contar com a presença de dois motores elétricos e um motor a combustão, o que lhe permite diminuir (ainda mais) as emissões, sem comprometer a performance do carro, podendo circular em diversas ocasiões apenas com o motor elétrico. Isto é conseguido, através de uma gestão automática dos modos de condução para uma maior eficiência. Por isso é que na nossa gama de híbridos encontra modelos como o Honda HR-V Hybrid, que alia um design elegante com um nível ótimo de eficiência. 

traseira HR-V

Motores Híbridos: precisam de ser carregados?  

A partir do momento em que o motor principal de um carro híbrido é um motor alimentado por gasolina, no caso dos carros da Honda, os motores híbridos não necessitam de ser carregados como um carro elétrico, bastando ser atestado como um carro convencional, ou utilizando a travagem regenerativa. 

A mudança para um carro ecológico, seja ele composto por motores híbridos ou elétricos, é essencial para um futuro que se revela cada vez mais consciente nos pequenos passos a dar para proteger o nosso planeta e o meio ambiente.  

Por isso, comece a explorar o carro ideal para si, sabendo que na Honda junta uma garantia até 5 anos sem limite de quilómetros, a carros que o transportam para o melhor das motorizações existentes, tal como o nosso espaçoso Honda CR-V Hybrid. 

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt