Resultados
Gama

Sabe qual o combustível dos carros híbridos? Descubra tudo

CR-V na estrada

O futuro da mobilidade ainda levanta algumas questões, como: qual o combustível dos carros híbridos? No entanto, o futuro é uma realidade cada vez mais presente nas estradas portuguesas. Aliás, o aumento das vendas de carros híbridos nos últimos anos reflete bem isso. Os dados acumulados a julho de 2022 da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, revelam que o parque automóvel dos ligeiros de passageiros é composto por 25% de carros e híbridos, sejam full-hybrid, mild-hybrid ou plug-in hybrid.

No entanto, ainda surgem muitas questões referentes aos carros ecológicos, seja pelo modo de carregamento, as diferenças entre as tipologias existentes, os modos de condução e outras características que estas viaturas trouxeram para as nossas estradas.

Uma das mais referenciadas é sobre qual o combustível dos carros híbridos. Fique a saber tudo sobre este tipo de automóveis.

Jazz Crosstar Hybrid, HR-V e Jazz Hybrid na estrada

Ecológicos: qual o combustível de um carro híbrido?

O estudo “As redes de retalho automóvel em Portugal”, da ACAP, refere que “um em cada dois consumidores afirma que o seu próximo carro será híbrido ou elétrico”. Ora, são várias as diferenças entre os carros ecológicos.

No que se refere aos carros híbridos, estes têm como característica principal a utilização de duas fontes de energia, contrariamente ao carro a combustão (gasolina ou diesel) que têm só uma. Compostos por dois motores distintos, os carros híbridos aproveitam ao máximo as funções destes motores: permitem-lhes, por exemplo, um grande ganho em termos de eficiência.

A existência de um motor elétrico faz com que possam aproveitar tanto a energia produzida, como a que resulta das travagens (travagem regenerativa). Esse aproveitamento de energia e a menor dimensão do motor a combustão facilitam a redução de consumos e também das emissões de CO2.

Além disso, os carros híbridos demonstram uma capacidade de resposta imediata do motor elétrico, o que lhes permite aumentar a sua performance. Se por norma uma maior potência significa um maior consumo de combustível, isso não se reflete no caso dos carros híbridos. A utilização moderada do motor a combustão e o facto de existir um motor elétrico, permite grandes poupanças em termos de consumo. 

Quanto ao combustível utilizado nos carros híbridos, e sendo de menor consumo do que num carro comum, existem híbridos de motor a combustão alimentado a gasolina e outros, em menor número, alimentados a diesel. 

No caso dos carros híbridos da Honda, estes utilizam gasolina.

CR-V estacionado em casa.

Full-hybrid vs. mild-hybrid vs. Plug-in hybrid: as diferenças

Não são só as questões sobre qual o combustível que os carros híbridos utilizam que suscitam dúvidas. A forma como estes motores trabalham em conjunto também. E pode variar, dependendo do tipo de carro híbrido a que nos referimos. Full-hybrid, Mild-hybrid ou ainda mesmo Plug-in hybrid, uma opção de motorização híbrida que recorre ao carregamento de bateria via tomada elétrica. 

As diferenças entre cada motorização têm impacto, posteriormente, no consumo e condução dos veículos. Vejamos os seguintes exemplos de um carro com tecnologia full-hybrid vs. mild-hybrid, de forma a destacarmos as principais características e diferenças. 

Tecnologia Full-hybrid: como funciona

Toda a gama de veículos híbridos da Honda é equipada com um sistema full-hybrid e:HEV

Esta revolucionária tecnologia da Honda conta com a presença de dois motores elétricos e um motor a combustão, o que lhe permite diminuir (ainda mais) as emissões, sem comprometer a performance do carro e permitindo-nos circular em diversas ocasiões apenas com o motor electrico. 

Os veículos full-hybrid apresentam uma redução até 30% no consumo, quando comparados com os veículos a combustão.

Tecnologia Mild-hybrid: como funciona

No que toca a carros com tecnologia mild-hybrid, o motor de combustão é apenas apoiado apenas por um sistema elétrico de 48 volts, que ajuda nas fases de arranque e aceleração. 

É um sistema mais simples quando comparado com um full-hybrid. Ainda assim, ao utilizar este sistema para o arranque a aceleração do carro, diminui não só as emissões poluentes, mas também apresenta uma redução de 11% no consumo, quando comparados com os veículos a combustão.

Tecnologia Plug-in hybrid: como funciona

Tal como o nome indica, os carros híbridos Plug-in recorrem a uma fonte externa para o carregamento do motor elétrico, ligando-se (plugging in) a uma tomada. É um sistema que concilia o motor a combustão, com o motor elétrico, assegurando maior tranquilidade ao condutor, sobretudo durante viagens mais longas, tal como na tecnologia Full-Hybrid. No entanto, associam uma bateria de maior dimensão que lhes permite circular acima de 50 kms em modo totalmente elétrico. Esta é uma opção que concentra todas as vantagens dos restantes veículos híbridos, mas com um custo de fabrico superior. 

HR-V a ser conduzido numa estrada rural

Vantagens de conduzir um híbrido 

Mais do que se questionar sobre qual o combustível de um carro híbrido, saiba que ao adquirir um carro híbrido está a abrir portas para inúmeras vantagens que este acarreta. A nível económico, os principais benefícios passam pelo menor consumo de combustível.

Já a nível ambiental, estes veículos contribuem para a proteção do meio ambiente, uma vez que não emitem tantos gases poluentes quanto um carro a combustão. 

Além disto, podem ainda ser destacadas a redução dos custos de manutenção, resultantes do menor desgaste, e uma melhor performance comparativamente a carros de combustão, devido ao facto de ser suportado por dois motores. 

Revolucionária tecnologia e:HEV 

A melhor potência conseguida com um carro híbrido deve-se também a poderem assegurar outro tipo de tecnologias inovadoras, como a tecnologia Self-Charging Hybrid, desenvolvida pela Honda. 

Consiste num sistema de propulsão híbrido inteligente e:HEV, e o que distingue este sistema é a forma como os três modos de condução existente alternam entre si, de modo a assegurar um desempenho otimizado de cada componente, em condução urbana e em autoestrada. 

A Unidade de Controlo Eletrónica alterna, automaticamente e constantemente, entre Condução Elétrica, Híbrida ou Motor a Combustão, dependendo na qual é a mais eficiente para cada situação de condução.

Agora que já conhece alguma das vantagens de ter um carro híbrido, explore algumas das melhores opções que a Honda tem para si. Por exemplo, descubra a nossa gama SUV e fique a saber qual o melhor SUV híbrido para si.

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt