Os carros elétricos estão a revolucionar o mundo automóvel. Com o objetivo de contribuir para a transição energética e para o fim da utilização dos combustíveis fósseis, os carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in são cada vez mais procurados.
No entanto, ainda existem dúvidas em relação ao funcionamento dos elétricos e da sua manutenção.
Neste artigo, partilhamos consigo 8 factos que precisa mesmo de saber.
1 – Os carros elétricos movem-se através de uma bateria
Num carro elétrico, o tradicional motor de combustão, é substituído por um motor elétrico associado a uma bateria. As idas às bombas de gasolina são substituídas por carregamentos em casa ou nos pontos de carregamento públicos.
E se ainda acredita que o carregamento do carro é demorado ou não é suficiente para o seu dia-a-dia, saiba que o Honda e:Ny1 tem uma autonomia de 420 Km (Consumo misto WLTP) e considerando que, em média, um condutor europeu percorre menos de 50 Km por dia, esta autonomia dá tranquilidade à maioria dos condutores.
2 – Um carro elétrico conduz-se como qualquer outro
Conduzir um carro elétrico é semelhante a conduzir qualquer outro veículo de caixa automática, uma vez que estes não oferecem a possibilidade de uma caixa manual. A diferença mais notória é a inexistência de ruído do motor a combustão, bem como a sua rápida resposta em qualquer velocidade (binário elevado sempre disponível). Tornando a experiência de condução silenciosa e muito suave.
3 – As baterias têm durabilidade
Um dos mitos mais associados aos veículos elétricos refere-se às baterias e à sua durabilidade. Estamos aqui para desmistificar isso, pelo que nos veículos elétricos Honda as baterias têm uma garantia de 8 anos ou de 160 000 kms.
4 – A manutenção dos carros elétricos é mais barata
A manutenção dos carros elétricos é consideravelmente mais barata. Para além de não precisarem de óleo do motor, filtros ou correias, até as pastilhas têm duração muito superior, com a utilização da travagem regenerativa.
Por outro lado nos veículos a combustão é obrigatório a mudança do óleo de motor e filtros que usualmente ocorre no mínimo todos os anos ou em função da quilometragem percorrida.
5 – Os carros elétricos são fáceis de carregar
Ao contrário do que se pensa, os carros elétricos são, na verdade, fáceis de carregar. O carregamento pode ser feito em qualquer posto da rede pública ou em casa, numa tomada doméstica ou wallbox. Cada uma das opções tem as suas vantagens.
Em Portugal, existem mais de 4000 postos de carregamento, dos quais 800 são de carregamento rápido.
6 – Os carros elétricos têm benefícios fiscais
Existe uma grande necessidade de transitar para sistemas de transportes que contribuam para atingir a neutralidade carbónica. O objetivo do governo português é cumprir as metas de redução de emissões de CO2 em 80% até 2050. Como tal, na compra de carros 100% elétricos, fica isento do pagamento do Imposto sobre Veículos e também do Imposto Único de Circulação, se for uma empresa acresce a dedução na totalidade do Iva e isenção de tributação autónoma.
7 – Os carros elétricos são mais económicos
Alguns condutores acreditam que o custo dos veículos elétricos é muito elevado. Isto deve-se ao facto de estes carros tenderem a ser mais caros no momento da compra.
No entanto, a longo prazo, os carros elétricos podem revelar-se mais económicos. Por exemplo, se tivermos em consideração o custo por quilómetro, estima-se que um carro elétrico custe menos de um terço de um veículo a gasolina ou a diesel, do mesmo modo os valores de manutenção são muito inferiores.
8 – Há cada vez mais carros elétricos em Portugal
O futuro prova-se cada vez mais elétrico e os condutores portugueses somam nesta equação. Em 2023, até ao mês de Agosto dos carros vendidos novos: 16% electricos, 12% Hibrido Plug-In, 6% Híbridos (Full-Hybrid) e 9% Hibrido (Mild-Hybrid)Na verdade, prevê-se que, até 2035, Portugal tenha meio milhão de carros elétricos.
Estes números são resultado dos esforços que estão a ser feitos na União Europeia para acelerar o processo de redução de emissões de carbono.
Para contribuir para essa missão, a Honda tem agora, na Europa, uma gama de carros totalmente eletrificada. Os mais recentes membros da família: o e:Ny1, o primeiro SUV elétrico da marca, o novo topo de gama o CR-V agora com oferta Plug-In com autonomia elétrica até 82kms e o Zr-V Hibrido que alia a emoção com o formato SUV .
Partilhar