Resultados
Marca

Descubra como escolher um carro bom para viajar

SUV Honda HR-V é um carro bom para viajar

No momento de comprar um carro, devem ser considerados alguns fatores antes de escolher o modelo indicado para si.

Por exemplo: a condução será predominantemente em cidade ou em estrada secundária? Costuma transportar crianças e/ou animais de estimação com frequência? Realiza muitas viagens longas de carro?

É provável que já tenha realizado, pelo menos uma vez, uma viagem longa de carro. Os automóveis possibilitam uma enorme flexibilidade para a realização de viagens, mais do que qualquer outro veículo.

Contudo, para que longas viagens decorram seja é importante que o modelo escolhido proporcione conforto, segurança para os ocupantes, um bom desempenho e maior economia de combustível.

No momento de escolher o carro mais indicado para viajar, deve ter também em consideração as condições da estrada, o destino, número de passageiros, dias de viagem e quantidade de malas.

Descubra algumas das caraterísticas e equipamentos que não podem faltar numa viagem longa.

O que deve incluir um carro ideal para viagens longas?

Para que uma viagem se torne prazerosa e sem possíveis percalços, saber escolher o carro ideal para viajar é fundamental. Afinal, o conforto é essencial quando sabemos que a viagem é longa.

Por isso, selecionámos algumas caraterísticas que não devem faltar na hora de partir em viagem.

Honda HR-V é um carro bom para viajar em Portugal

Ter um grande espaço interior

Se vai viajar em família ou com amigos, o espaço interior não deve faltar. No entanto, nem só de lugares de passageiros falamos, já que deverá levar em consideração o tipo de viagem e a quantidade de bagagem que cada pessoa irá transportar.

O conforto e a segurança são dois pontos essenciais na hora de se fazer à estrada em viagens de longa duração. Cada passageiro deve ter o seu próprio assento e cinto de segurança para usar durante a viagem, e as malas devem estar seguras na bagageira ou sob os assentos.

Se precisar de mais espaço para bagagem, poderá sempre optar por um modelo com funcionalidade dos bancos mágicos, como o Jazz ou HR-V.

Ser económico

Se deseja maximizar a distância e a eficiência de combustível, independentemente do tamanho do motor, conduza suavemente e evite travagens ou acelerações súbitas.

Também é uma boa prática planear as suas viagens e respetivas paragens. Por isso, encontre um automóvel com uma relação eficiente entre quilómetros por litro e capacidade de combustível.

Carros híbridos, como, por exemplo, o SUV familiar Honda CR-V, carros elétricos, como o Honda e, ou a gasolina, como o Honda Jazz, tendem a ter menor consumo em estrada.

O SUV Honda CR-V e Honda HR-V são carros bons para viajar

Ser confortável

Um carro indicado para viagens longas tem assentos confortáveis e apoio para braços e pescoço. Também é importante ter janelas grandes, para uma maior sensação de espaço e para apreciar a vista, um sistema de entretenimento agradável e fácil de usar e, mais importante, diversas funcionalidades de segurança.

Se vai passar muito tempo na estrada, o carro utilizado deverá conseguir manter todos os ocupantes seguros, confortáveis e entretidos, especialmente quando a viagem envolve crianças. Neste caso, a melhor opção será, desde logo, selecionar um carro familiar, como o Honda Civic.

Na loja online da Honda pode encontrar alguns dos melhores acessórios para complementar o seu automóvel, como por exemplo um suporte para tablet, para manter as crianças entretidas durante parte da viagem.

Adaptar-se a diferentes tipos de estradas

O planeamento antes de qualquer viagem é fundamental, principalmente se a viagem acontecer num carro elétrico.

Antecipe a tipologia de estrada que irá percorrer, para selecionar o automóvel mais indicado para esse tipo de trajeto. Se for uma estrada com um piso recente, um carro familiar como o Honda Civic será suficiente.

Caso esteja prevista a passagem por um terreno mais irregular, então um SUV, como o Honda HR-V ou CR-V, poderá ser a melhor solução.

SUV Honda HR-V é um carro bom para viajar

Como cuidar de um veículo que realiza muitas viagens longas

Se já é habitual fazer algumas viagens longas, saberá que a prevenção e manutenção são ideais para qualquer automóvel. Confira abaixo a lista do que não pode faltar antes de seguir viagem:

  1. Ter a revisão em dia
  2. Dar atenção redobrada aos itens de segurança
  3. Ter um kit de emergência no carro
  4. Planear as rotas com antecedência

O tipo de condução que realizar também é um fator importante para uma viagem mais segura, pelo que seguir uma condução defensiva é essencial.

Na hora de selecionar um bom carro para viajar, novo ou usado, leve em consideração:

    1. Potência do Motor: se a sua rota inclui muitas subidas, um carro com menor potência irá necessitar de uma aceleração superior e, por isso, necessitar de mais combustível.
    2. Economia de Combustível: carros económicos permitirão maior poupança nos custos relacionados com a viagem.
    3. Tração: dependendo do trajeto selecionado, um veículo com tração nas quatro rodas pode ser importante para evitar atolamentos ou derrapagens.
    4. Suspensão: se vai enfrentar trechos de estradas menos conservados, uma suspensão robusta é essencial. Já para trajetos em bom estado, uma suspensão mais suave é a mais indicada, pois permite um maior conforto e estabilidade em velocidades altas.
    5. Quantidade de Lugares: quanto mais longa for a viagem, mais importância assume o espaço interior de um carro para todos os ocupantes. Assim, carros com mais lugares e maior espaço interior tendem a tornar a viagem mais agradável e confortável.
    6. Capacidade da Bagageira: dependendo da tipologia da viagem, poderá ser necessário maior espaço de bagageira. Planeie o que pretende levar com antecedência e racionalize as necessidades, para uma maior eficiência de espaço.
    7. Segurança: selecione um automóvel com mais funcionalidades de segurança, para viagens mais tranquilas e seguras
    8. Conforto: se vai passar muitas horas a conduzir, o conforto é essencial. Experimente o carro previamente e verifique se é o ideal para a sua postura de condução.
    9. A escolha do carro mais indicado para viagens longas é essencial. No momento de decisão, deve ter em consideração detalhes como os trajetos, condições dos mesmos, passageiros ou bagagem a transportar. Com estas dicas, esperamos que a sua viagem seja repleta de boas memórias.

Honda Portugal Automóveis
Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt