Como muitos modelos disponíveis hoje em dia, o Honda HR-V foi colocado em produção depois de receber um feedback favorável enquanto “concept”. Teve origem no concept J-WJ. A gama HR-V foi inicialmente lançada em fevereiro de 1999, com apenas três portas e tração às quatro rodas.
Seguiu-se, em setembro do mesmo ano, uma versão de tração dianteira. Em dezembro de 1999, foi lançada uma edição limitada SE (para o mercado do Reino Unido) com tração às duas rodas, que ostentava as mesmas rodas e spoilers que o modelo de tração às quatro. No início de 2000, foi lançado o modelo de cinco portas.
Ao longo de mais de 20 anos, o SUV desportivo Honda HR-V somou fãs por todo o mundo, graças à sua flexibilidade, design e alta fiabilidade. Em 2016, foi considerado o SUV mais vendido em todo o mundo.
Descubra mais sobre a história do Honda HR-V e as principais caraterísticas deste SUV desportivo.
Que tipo de carro é o Honda HR-V?
Com um design mais prático do que a maioria dos protótipos desenvolvidos pela Honda, o Honda HR-V, sigla para “High Rider Vehicle”, tornou-se sinónimo de um SUV desportivo e enquanto transporte urbano rápido, mais divertido de conduzir.
Dinâmico e com um design desportivo, este modelo mantém as características que melhor o definem: dinamismo, segurança, conforto e espaço. Combina as elegantes linhas de um coupé com a robustez e a versatilidade de um SUV. O HR-V é o SUV ideal para acompanhar o ritmo da sua vida, onde quer que vá.
O Honda HR-V faz parte da gama de SUVs da Honda, ao lado do SUV familiar CR-V, que rapidamente impulsionou a Honda no segmento de SUVs compactos.
Condução versátil e desportiva
O HR-V adequa-se, na perfeição, à vida em cidade, sem deixar de dar o conforto para as viagens mais longas.
Com este SUV prático, a Honda oferece mais uma opção versátil, divertido de conduzir e económico. Uma família pode optar facilmente por este automóvel, já que tal como o Honda Jazz, o HR-V disponibiliza a funcionalidade dos bancos mágicos e dispõe de um interior bastante espaçoso.
O teto panorâmico (de série na versão Executive), é ideal para todos os que gostam de aventura e de um habitáculo com uma maior luminosidade. O HR-V adapta-se ao seu estilo de vida, seja numa viagem de fim de semana ou num passeio com amigos pela cidade.
As principais caraterísticas deste SUV desportivo
Com linhas elegantes que o tornam mais aerodinâmico e económico, o Honda HR-V apresenta novos pormenores de design, como a grelha dianteira cromada escurecida, os grupos óticos de linhas simples e um para-choques dianteiro desportivo, que lhe conferem um visual ainda mais robusto.
O Honda HR-V foi pensado para se adaptar ao seu estilo de vida, com um interior confortável e espaçoso, que o destacam como um dos SUVs mais espaçosos do seu segmento. O depósito de combustível, colocado numa posição central, liberta mais espaço para a bagageira e permite acomodar os “Bancos Mágicos” Honda, aumentando o espaço de carga até um máximo de 1.533 litros.
Equipado com a mais recente tecnologia, inclui um painel de instrumentos elegante e de fácil utilização. O sistema de controlo de climatização de duas zonas, os espelhos retrovisores exteriores com regulação elétrica, os bancos dianteiros aquecidos, bem como os estofos com o novo tecido premium, são alguns dos atributos que o farão apreciar cada viagem.
O motor 1.5 i-VTEC a gasolina, de 130cv, 1.5 VTEC TURBO a gasolina de 182cv e o motor 1.6 i-DTEC a gasóleo, de 120cv, estão disponíveis com caixa manual de 6 velocidades, para uma experiência de condução suave e requintada. As motorizações 1.5 i-VTEC a gasolina de 130 CV e 1.5 VTEC TURBO a gasolina de 182cv, também estão disponíveis com a transmissão automática CVT de 7 velocidades.
As diferenças entre as gerações do HR-V
Este SUV prático da Honda conta, para com duas gerações, no entanto com alguns ajustes ao longo dos seus 20 anos de existência.
Descubra as principais diferenças que pode encontrar entre as gerações do Honda HR-V.
A primeira geração
Apresentado, inicialmente, com apenas 3 portas, o início de 2000 ficou marcado pelo seu lançamento com opção do modelo em cinco portas, disponível, apenas, em tração às quatro rodas. Ao mesmo tempo, a Honda ofereceu uma opção de motor VTEC de 123bhp para os modelos de três e cinco portas, com tração às quatro rodas.
A maior diferença entre as gerações do HR-V é o seu design. A primeira geração do Honda HR-V, assemelhava-se à combinação entre uma “caixa”, com uma extremidade frontal pontiaguda, em ângulo muito abrupto, de quase 90 graus na traseira. Este design manteve-se quase sete anos.
Sob o capô da primeira geração do HR-V, a Honda oferecia duas opções de motor: um de 1.6 litros, de 4 cilindros, com cerca de 103cv e um motor de 1.6 litros “VTEC”, de 4 cilindros, com 123cv. As opções de transmissão eram um manual de 5 velocidades ou uma CVT automática, podendo ainda optar pela tração dianteira ou a todas as rodas.
A segunda geração
A nova geração chega em 2014, com linhas que deixaram os ângulos retos e passaram a ser mais arredondadas, num design muito semelhante ao que ainda hoje perdura. Passou a ter vários pormenores cromados e a integrar faróis LED (nível de equipamento Executive). A nova geração apresentou as primeiras integrações de smartphone e passou a integrar, de base, o sistema de segurança da Honda: o Honda Sensing.
O novo SUV desportivo da Honda está disponível com motor a gasolina 1.5 i-VTEC, de 130cv e 1.5 VTEC TURBO de 182cv. Esta nova versão foi projetada para oferecer uma elevada capacidade de resposta e baixo consumo de combustível, tornando-se num dos SUVs mais económicos do mercado. Disponibiliza uma caixa manual de 6 velocidades ou CVT.
Aproveite para conhecer todos os pormenores deste SUV desportivo da Honda, e tenha a oportunidade de marcar um test-drive para sentir toda a sua versatilidade em estrada. Siga as nossas dicas para um test-drive mais completo.
Se está prestes a escolher um novo carro para si, leia mais sobre o que deve levar em conta na hora de selecionar o seu novo automóvel, aproveitando que este é considerado o melhor momento para comprar carro.
Partilhar