Resultados
Comunidade

Carro Híbrido ou Elétrico: saiba qual escolher

A procura por um carro híbrido ou elétrico tem aumentado exponencialmente. Segundo dados de um estudo do Standvirtual em 2022, as vendas de carros eletrificados cresceram 34% e mostram que a procura por um carro híbrido ou elétrico já representa 12% e 8% da oferta, respetivamente. 

Esta tendência irá continuar à medida que nos aproximarmos do objetivo do fim da venda de automóveis novos a gasolina e diesel a partir de 2035. No entanto, para saber qual escolher, primeiro é necessário entender as diferenças entre carros híbridos e elétricos. Descubra tudo com a ajuda da Honda. 

As diferenças entre um carro híbrido ou elétrico 

Em termos simples, um carro híbrido possui uma bateria e uma motorização elétrica para aumentar a sua eficiência. Requer um motor a gasolina ou diesel, que poderá ser o meio principal de propulsão, ou servir de apoio ao carregamento das baterias. Saiba mais sobre as três categorias dos híbridos 

Já um carro elétrico (também conhecido como EV) depende inteiramente de um conjunto de baterias elétricas como meio de propulsão. Deve ser ligado à corrente quando a bateria começa a ficar com pouca carga. Quer escolha um carro híbrido ou elétrico uma coisa é certa: o ambiente agradece-lhe. 

honda modelo

Carros Híbridos 

O primeiro carro híbrido de produção em massa surgiu em 1997 e passados apenas três anos, a Honda aventurava-se neste caminho com o Honda Insight e pouco depois, com o famoso Honda Civic. Conheça mais sobre a história da tecnologia híbrida da Honda. Isto significa que o condutor tem acesso a três formas de propulsão: pelo motor, puramente elétrico ou ambos.  

Por exemplo, no caso dos híbridos da Honda, estes possuem uma tecnologia inovadora de Self-Charging Hybrid, a tecnologia e:HEV, que consiste num sistema de propulsão híbrido inteligente (e:HEV), que alterna entre si os três modos de condução existentes, de modo a assegurar um desempenho otimizado de cada componente, em condução urbana e em autoestrada. 

A Unidade de Controlo Eletrónica alterna, automaticamente e constantemente, entre Condução Híbrida ou Elétrica ou Motor a Combustão, dependendo na qual é a mais eficiente para cada situação de condução. Leia tudo sobre como funciona a tecnologia dos carros híbridos. 

Automóveis híbridos: os prós 

Tal como a maioria dos automóveis, também os carros ecológicos oferecem prós e contras. No caso de um carro híbrido ou elétrico, são algumas as diferenças que poderão levá-lo facilmente a uma decisão sobre o seu futuro carro. Saiba mais sobre o que define o melhor híbrido. 

Familiaridade 

A familiaridade é uma vantagem fundamental da condução de um carro híbrido. Por trás do volante, apenas o silencio que acompanha a condução do híbrido se diferencia do carro a combustão, nem terá de se preocupar em recarregar a bateria. No caso dos híbridos full-hybrid todos eles são de caixa automática. Saiba tudo sobre a manutenção de um carro híbrido. 

Eficiência 

O motor elétrico existe para melhorar a economia de combustível e a eficiência global, bem como para fornecer um ou dois quilómetros de alcance puramente elétrico no caso dos full-hybrid. Um híbrido será sempre mais eficiente do que um carro a gasolina, e mais económico do que um diesel na cidade. Descubra mais sobre a eficiência de um carro híbrido. 

O sistema híbrido full-hybrid irá recarregar a bateria de duas formas: utilizando o motor de combustão interna ou através da travagem regenerativa. A energia que teria sido perdida ao travar ou ao levantar o pedal do acelerador é desviada para a bateria para alimentar o motor elétrico. Isto faz com que um híbrido seja ideal para o tráfego de cidade “start and stop”. 

Paz de espírito 

Com o carro híbrido estamos a adotar uma consciência ecológica, com baixas emissões de CO2 e sem preocupações de autonomia ou de tempo de carregamento. O híbrido full-hybrid é o melhor dos dois mundos.

 honda HR-V

Carros elétricos 

Um carro elétrico apresenta um motor elétrico (ou motores) alimentado por uma bateria, que pode ser recarregado em casa ou utilizando a rede pública de carregamento. A distância que se pode percorrer com uma única carga depende de uma série de fatores, entre os quais o tamanho da bateria, algo que tem vindo a ser constantemente melhorado devido à necessidade de se reduzirem as emissões de CO2. 

Por agora, a rede de carregamento público deverá ser adequada para a maioria dos proprietários de automóveis elétricos, mas poderá fazer sentido investir numa unidade de carregamento doméstico. 

modelo honda

Automóveis elétricos: os prós 

No momento de se optar por um carro híbrido ou elétrico, estes últimos têm vindo a ganhar um espaço cada vez maior nas estradas portuguesas. Perceba o motivo, agora que já descobriu as principais diferenças entre ambos. 

Incentivos 

Nunca houve melhor altura para comprar um carro elétrico, com o governo a oferecer uma subvenção financeiras para a aquisição de carros elétricos novos de acordo com cada orçamento de estado. 

Impostos 

Além dos apoios financeiros para a aquisição de um elétrico, existe ainda um alívio fiscal para particulares e empresas. No caso dos particulares, é aplicada uma isenção do pagamento do Imposto sobre Veículos (ISV) aos veículos elétricos e do pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC). Quanto às empresas, estas ficam isentas de pagar a Tributação Autónoma (tributação adicional que se aplica a todos os sujeitos passivos de IRC), o ISV o IUC e o valor do IVA é dedutível de acordo com os limites de cada orçamento de estado 

Baixos custos de funcionamento 

Um carro elétrico será mais barato por quilometro percorrido do que um carro a gasolina ou a gasóleo. Ainda mais se o carregamento do automóvel for realizado em casa. 

Algumas empresas de eletricidade oferecem tarifas especiais competitivas. Além disso, a manutenção de um automóvel elétrico exige bem menos do que um a combustão. Isto porque existem menos peças móveis sujeitas a desgaste. Saiba tudo sobre a manutenção dos carros elétricos. 

hibrido ou elétrico honda e

Menos poluição 

Outro dos principais benefícios de um carro elétrico é serem veículos de zero emissões poluentes e com um funcionamento mais silencioso.  

Escolha um carro híbrido ou elétrico 

Agora que já sabe que o futuro passa por uma mobilidade cada vez mais ecológica, nada como optar por um híbrido ou elétrico e saber que está a cumprir com a sua parte para ajudar o ambiente, já que estes são a solução para a poluição dos carros. Por esse motivo, todas as marcas se têm unido na produção de novas opções de mobilidade ecológicas e a Honda não poderia ser diferente.  

A gama e:TECHNOLOGY, integra todos os modelos Honda, oferecendo uma gama totalmente eletrificada, com o elétrico Honda e os full hybrid Jazz, Crosstar, HR-V e CR-V. O nosso caminho por um futuro cada vez mais sustentável vai continuar a ser percorrido. Chegou o momento de fazer parte dele também. 

Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt