Resultados
Marca

8 factos sobre carros elétricos que precisa de descobrir

Honda e em ambiente branco

Os carros elétricos ganharam um papel fundamental no setor automóvel, provocando uma nova revolução na mobilidade. A Honda dá-lhe a conhecer 8 factos que precisa descobrir sobre os carros elétricos.

Uma revolução na forma como nos movemos: os carros elétricos

O século XXI trouxe consigo uma nova revolução na mobilidade: a eletrificação dos automóveis. A possibilidade de conduzirmos veículos baixos em emissões ou com emissões zero, permitiu-nos libertar dos combustíveis fósseis. No entanto, apesar dos veículos elétricos fazerem cada vez mais parte dos nossos dias, continuam a existir várias dúvidas em relação ao funcionamento e manutenção dos mesmos.

1 – Como funciona um carro elétrico a bateria?

Com a integração de um motor elétrico e de uma bateria, o tradicional motor de combustão é substituído. A bateria armazena energia que irá alimentar o motor do seu carro elétrico. As habituais idas aos postos de abastecimento deixam de existir, já que o condutor de um carro elétrico pode carregar a bateria do seu carro em casa ou num ponto de carregamento próprio. Para não ficar imobilizado devido à falta de bateria, tente planear as suas viagens, de modo a saber o tempo de carregamento que a bateria precisará para realizar as mesmas. No entanto, os modelos de carros elétricos atuais já oferecem bons níveis de autonomia, como é o caso do Honda e, o carro elétrico da Honda com autonomia para mais de 313 km em cidade.

2 – Um carro elétrico conduz-se de forma diferente?

A condução de um carro elétrico é similar à de qualquer outro veículo. Por norma, a caixa de velocidades é automática, para uma condução mais simples e confortável. Além disso, um carro elétrico permite-lhe um nível de eficiência superior e não emite qualquer ruído, permitindo-lhe uma experiência de condução mais suave e silenciosa.

3 – Qual é a vida útil das baterias atuais?

Um dos mitos mais associados aos veículos elétricos refere-se às baterias. Nos veículos de combustão, a bateria é utilizada para o motor arrancar e fornecer energia a determinados acessórios. Num carro elétrico, tudo depende da bateria, motivo de alguma ansiedade para alguns condutores. No entanto, no caso da Honda, as baterias têm uma garantia de 8 anos ou de 160.000 kms.

4 – Que manutenção requer um modelo elétrico?

Os automóveis elétricos integram um sistema de gestão de bateria, que monitoriza e otimiza os processos de carregamento, permitindo uma melhor manutenção da sua bateria. Existem, também, vários procedimentos e cuidados que um condutor pode adotar para prolongar a vida útil da bateria do veículo elétrico. Deverá ter em consideração a frequência de carregamento, o processo utilizado (carregamento rápido ou normal), o seu estilo de condução e até mesmo a temperatura ambiente.

Carro elétrico Honda e

5 – Como é carregado um carro elétrico?

Informe-se das áreas com postos de carregamento, quando for viajar. Em casa, pode optar pela instalação de um ponto de carregamento doméstico. O tempo necessário para o carregamento de um carro elétrico foi reduzido significativamente nos últimos anos. Por exemplo, no caso do Honda e, poderá selecionar a função de carga rápida e atingir os 80% da capacidade da bateria em apenas 30 minutos. Apesar de os pontos de carregamento rápido tomarem menos tempo para atingir a carga necessária, os domésticos são uma solução mais económica e confortável, já que pode deixar o carro a carregar durante a noite.

6 – Existe algum incentivo para a aquisição de carros elétricos?

Existe uma grande necessidade de se acelerar a transição para sistemas de transporte mais sustentáveis. De modo a cumprirem-se as metas de redução de emissões de CO2 em 80%, até 2050, o governo português oferece um “cheque” de quase 2.000€, como incentivo para a compra de carros elétricos.

7 – Os carros elétricos são caros?

O investimento inicial pode ser mais elevado num carro elétrico do que num a combustão. No entanto, a longo prazo, os carros elétricos revelam-se mais económicos. Por exemplo, se tivermos em consideração o custo por quilómetro, estima-se que um carro elétrico ou plug-in custe menos de um terço de um veículo convencional, a gasolina ou a diesel. Além disso, tem sempre a satisfação de saber que está a contribuir para minimizar o impacto do seu carro no nosso planeta.

8 – Quais são os dados atuais de vendas de veículos elétricos?

Todos os países estão a unir esforços para acelerar o processo de redução de emissões dos veículos, para um mundo mais sustentável. Para contribuir na luta contra as mudanças climatéricas, a Honda estabeleceu que, até 2022, irá eletrificar a sua gama de carros na Europa (dois terços das vendas globais, em 2030), assim como pretende reduzir em 50% as emissões de CO2, até 2050.
O futuro prova-se cada vez mais elétrico e os condutores portugueses não são exceção. Depois da apresentação do Honda CR-V Hybrid, já pode fazer a pré-reserva do carro 100% elétrico da Honda, o Honda e, que chega a Portugal no verão de 2020.

Honda Portugal Automóveis
Honda Portugal Automóveis A Honda chegou a Portugal em 1968, preparada para conquistar os portugueses com a sua inovadora tecnologia e os melhores e mais fiáveis automóveis. Com uma longa história de sucesso no nosso país, a Honda conquistou uma verdadeira comunidade de fãs, que reconhecem na marca a fiabilidade, segurança e tecnologia que nos caracterizam. A competição e a performance estão no nosso ADN e é por isso que, diariamente, continuamos a trabalhar para que todas as viagens sejam verdadeiramente emocionantes. Ver perfil

Siga-nos no Instagram

@honda.pt